Mais segurança para Santo Antônio da Patrulha

Aconteceu na terça-feira, dia 25, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha o primeiro encontro, articulado pelo vereador Ricardo Pires através do Requerimento nº 181/2023 e o deputado estadual Luciano Silveira, onde foram ouvidas as Autoridades da Polícia Civil como o subchefe de Polícia, delegado Heraldo Chaves Guerreiro, delegado Rodrigo Reis da área do Planejamento, a delegada de Polícia Regional Sabrina Deffente, o prefeito Rodrigo Massulo e o presidente do Sindicato Rural, Diego Borges. Vereadores, produtores, representantes da Sociedade Civil e Organizada também marcaram suas presenças.

Vários temas foram colocados na pauta das discussões, como aumento do contingente da Polícia Civil, mais viaturas e a importância da instalação de uma Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) no município e com abrangência de atuação para todo o Litoral Norte, mas também o debate dos próximos passos e as formas de captação de recursos. O objetivo da repartição é dar mais efetividade ao combate e apuração de crimes praticados nas áreas rurais, como os assaltos às propriedades rurais e o abigeato (roubo de gado).

Os Representantes da Polícia Civil agradeceram o convite feito e levarão todas as demandas ao conhecimento do Secretário de Segurança Pública, Sandro Caron de Moraes, para que possam estudar todos os dados apresentados na reunião. Também explicaram que a Segurança Pública é dever do Estado e responsabilidade de todos, que é de fundamental importância a participação da Sociedade, que pode ajudar a polícia fazendo denúncias pelo 190 ou na delegacia.

O vereador Ricardo Pires, representando a Câmara de Vereadores, comentou que o Poder Legislativo não está parado, que existem matérias aprovadas na Casa de interesse da Segurança Pública e conta com Poder Executivo para que se possa tomar as medidas necessárias e que é apenas mais um passo para melhoria da segurança em Santo Antônio da Patrulha.

A reunião também foi aberta aos convidados onde se manifestaram sobre a necessidade de implantação de uma Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) no município. Segundo dados levantados, nos últimos anos, a região de Santo Antônio, Osório, Passinhos e o Litoral Norte teve um aumento de casos de abigeatos, onde há uma concentração maior de rebanhos (ovinos e bovinos), furto e roubo de maquinário agrícola, agrotóxicos e outros crimes rurais.

O combate ao crime de abigeato tem o principal objetivo de proteger o produtor rural, mas pode ir muito além. A base da economia está no campo, onde inicia a cadeia produtiva. Se o campo vai mal, significa menos dinheiro circulando na cidade.

Postado: 26/07/2023
Atualização: 15/08/2023