Manifestação em Defesa da Lagoa dos Barros mobilizou comunidade de Santo Antônio da Patrulha
No último sábado, 30 de novembro, a comunidade de Santo Antônio da Patrulha se mobilizou em uma manifestação em defesa da Lagoa dos Barros, importante ponto de lazer e turismo da região. Com o lema “Queremos nossa Lagoa viva, a natureza é o nosso bem mais precioso”, o evento protestou contra a reativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade de Osório, que preocupa moradores e ambientalistas devido aos impactos que pode causar no ecossistema da região.
A manifestação foi promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e de Auto Sustentabilidade (IDEAAS), com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e várias entidades. Organizado por Marcio Gomes, a bióloga e moradora Sueli Lang dos Santos, o assessor jurídico do município, Dr. Luciano Amorim, a Dra. Ana Clara Maciel e o vereador Valtair Andrade, o evento destacou a necessidade urgente de preservar a Lagoa dos Barros, que segue sendo utilizada para lazer e atividades recreativas, além de ser um recurso natural fundamental para a biodiversidade.
O movimento contou com a participação de representantes de diversas entidades, como o Movimento Unificado em Defesa do Litoral Norte Gaúcho (MOVLN/RS), com a presença de Ane Ramos, o professor Eduardo e Argeu, da Associação dos Moradores da Lagoa dos Barros de Osório, Paulo Terra, presidente do movimento Amigos da Natureza 01 de Glorinha, Márcio Darlan, e o presidente da Associação Amigos da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, Hélio Bogado. Contou também com a presença de importantes lideranças políticas do município, o prefeito Rodrigo Massulo, o seu vice Marcelo Gaúcho, os secretários municipais Jassira Castro e Dirceu Machado, os vereadores André Selistre, Ezequiel Peixoto, Jacira Santos, Jorge Eloy de Oliveira, Sérgio Airoldi (canário), Valtair Andrade (Pelado), Antônio Veira Dias, Gabriel Diedrich, João Luis Moreira (Bacana), Valdir Silva, ACISAP, OAB SAP, Rotary Club, Sindicato Rural reforçando a mobilização da comunidade, sublinhando a união entre os cidadãos e o poder público na luta pela preservação da Lagoa dos Barros.
A Lagoa dos Barros, situada entre os municípios de Santo Antônio da Patrulha e Osório, é uma das principais áreas de proteção ambiental da região e desempenha um papel importante na economia local, especialmente no turismo. O evento contou com o apoio de um grande número de moradores e estudantes, destacando a crescente conscientização da comunidade sobre a importância de preservar este importante patrimônio natural.
Com o apoio da população, a manifestação tem ganhado cada vez mais visibilidade e apoio, pressionando por soluções eficazes para proteger a Lagoa dos Barros e garantir sua preservação para as gerações futuras.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 02/12/2024 Atualização: 04/12/2024 Acessos: 46