Manoel Adam quer tradicionalismo como tema interdisciplinar nas escolas

O vereador Manoel Adam (MDB) apresentou na Câmara indicação ao prefeito Daiçon Maciel da Silva sugerindo a implantação da temática Tradicionalismo no currículo das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Santo Antônio da Patrulha com a finalidade de valorizar e manter viva a cultura gaúcha.

A proposta do parlamentar visa fazer com que o Município implante no currículo escolar da rede de ensino o tema Tradicionalismo, permitindo que os alunos possam conhecer e se inteirar sobre a cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Manoel, a Secretaria Municipal de Educação deverá estudar o currículo para que o mesmo possa ser adequado à proposta de sua indicação, que não postula a criação de novas disciplinas, mas de adequação às já existentes de forma transversal, portanto, sem custos adicionais.

O conteúdo de “Cultura Tradicionalista” a ser trabalhado em sala de aula incluiria a história, as artes, a poesia, a música, o folclore, os hábitos e costumes, noções sobre turismo rural, dentre outros assuntos que se enquadrem nas normas do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

“Promovendo a temática do Tradicionalismo nas escolas municipais, nossos jovens seguirão os passos da tradição, e seguirão os passos movidos pelo impulso que a educação lhes ministrar, uma vez que tendo tal ensino de forma interdisciplinar a criança e adolescente terão seus hábitos, valores e reações emocionais diferenciados, carregados da cultura rio-grandense”, sustenta Manoel.

Postado: 19/12/2018
Atualização: 19/12/2018