Marcelo faz indicação para que a FEASA seja transformada em Parque de Rodeios

A cultura tradicionalista é uma das artes mais cultivadas no município. Com três CTG’s e vários piquetes de laçadores, Santo Antônio da Patrulha atrai um grande público nas provas artísticas e campeiras que ocorrem na cidade, como o Rodeio Nacional, o Patrulha Arte em Dança e as Provas de Laço que ocorrem durante o ano.

Com a ideia de centralizar essas provas em um local próprio da Prefeitura e totalmente adaptado para estas ocasiões, o vereador Marcelo Gaúcho protocolou uma Indicação (nº 055/19) ao Prefeito, Daiçon Maciel da Silva, para que o Executivo Municipal estude a viabilidade de implantação de um Parque de Rodeio na área da FEASA – Fundação Educacional Agrícola de Santo Antônio da Patrulha, localizada na Esquina dos Morros, interior do município.

Na tarde desta segunda-feira, 08, o vereador visitou o local, acompanhado de seus colegas Valtair Andrade e Rodrigo Massulo (Presidente do Legislativo), e pôde observar que o espaço é perfeito para sediar essas atividades. O local tem cerca de 6 hectares, área grande construída, e outras edificações que podem ser adaptadas para compor tanto provas artísticas e campeiras.

Há mais de 30 anos o Rodeio Nacional de Santo Antônio da Patrulha é realizado no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Santo Antônio da Patrulha, localizado na RS 030 na altura do Barro Vermelho, com provas campeiras e artísticas. Porém, muitas melhorias são necessárias para que a atividade possa acontecer na sua melhor forma, mas, como o Parque não é propriedade da prefeitura, não se pode investir na área. Caso o Rodeio seja transferido para a FEASA, tudo poderá ser realizado com tranquilidade, visto que o espaço é do município.

Segundo a cartilha para realização de Rodeios Crioulos de 2015, a infraestrutura necessária para a realização das provas campeiras deve ter: uma cancha das competições e os bretes deverão ser cercados com material resistente, sem elementos cortantes ou perfurantes, e com piso de areia ou grama; deverá contar com infraestrutura completa para atendimento médico, de acordo com a lei; deverá contar com médico veterinário habilitado, responsável pela garantia da boa condição física e sanitária dos animais; infraestrutura adequada que garanta a segurança dos animais e participantes e as instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas deverão ser adequadas ao tamanho do evento, conforme legislação vigente.

Segundo Marcelo, grande parte da infraestrutura necessária já é comportada pela FEASA, logo, seria o caso apenas de adaptações e melhorias no espaço. “Sabemos que a obra é grande e o investimento também, mas, estaremos investindo em área própria, o que irá valorizar o município e aumentar a frequência destes eventos, que trazem público e renda. Além disso, Deputados Federais como Jerônimo Goergen e outros já sinalizaram que podem repassar recursos para o Parque de Rodeios e essas emendas poderiam ser aplicadas na construção de canchas, arquibancadas entre tantas outras possibilidades”, conclui Marcelo.

Postado: 09/07/2019
Atualização: 09/07/2019