Marcelo Gaúcho confere atendimentos do CER – Centro de Reabilitação Física, Auditiva e Visual em Osório

Em julho deste ano o vereador Marcelo Gaúcho visitou as dependências do CER – Centro de Reabilitação Física, Auditiva e Visual, localizado em Osório, que foi inaugurado no dia 22 de abril deste ano. Naquela época os atendimentos ainda não ocorriam em sua totalidade, pois ainda contava apenas com o convênio de 8 municípios dos 23 que pode atender.

Porém, após a publicação da portaria da habilitação do CER como Centro Especializado em Reabilitação – CER III, de 1º de outubro de 2019, todos os municípios do litoral norte podem usufruir desse serviço em sua totalidade, sem ter a necessidade de bancar o funcionamento da estrutura de saúde como vinha ocorrendo desde a sua abertura no município em abril.

Durante sua segunda visita ao local, na tarde desta quarta-feira, 04, o vereador Marcelo Gaúcho questionou sobre os atendimentos para pacientes de Santo Antônio da Patrulha. Segundo o administrador, Milton Dias, foram atendidos pacientes de Santo Antônio apenas para consultas, mas ainda não foi feita nenhuma requisição de próteses ou órteses por pacientes daqui.

Ainda segundo ele, como Santo Antônio é a quarta cidade do litoral norte com maior população, também é uma das que tem mais vagas para atendimento na CER, porém elas não estão sendo usadas.

Marcelo encaminhará um pedido de informações à prefeitura, questionando sobre o motivo pelo qual os pacientes com necessidades que podem ser atendidas pela CER não estão tendo essa oportunidade, de serem encaminhados para lá através da Secretaria Municipal de Saúde daqui.

Segundo Gaúcho, há diversos pacientes aguardando por próteses e órteses, principalmente as auditivas, como o Sr. Valdemar Correia, que seguidamente procura a o vereador e a Secretaria de Saúde solicitando ajuda para conseguir o aparelho auditivo, há mais de dois anos.

Em setembro, o CER começou a distribuir aos pacientes atendidos, próteses, órteses e cadeiras de rodas. Num primeiro momento, quatro pacientes receberam os materiais.

Uma das pacientes beneficiadas, Elisa Terezinha Lopes Ferreira, que não tem a perna direita, disse que receber a prótese foi mais do que um presente: foi um recomeço.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação, que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência no território.

Postado: 04/12/2019
Atualização: 04/12/2019