Marcelo visita pontos de alagamentos em Santo Antônio

As chuvas dos últimos dias vêm trazendo transtornos para moradores de alguns locais de Santo Antônio da Patrulha. Apesar de as precipitações não serem muito intensas, a falta de manutenção de arroios e sangas, faz com que a água transborde em alguns pontos da cidade, alagando casas e ruas.

A localidade de Passo da Figueira vive isso, toda vez que chove um pouco mais forte. Com a rede de esgoto precisando de reparos e a ponte da comunidade precisando ser refeita, além da vegetação na sanga que corta a rua principal, as chuvas alagam as casas e, muitas vezes, fazem moradores perder seus móveis e objetos pessoais.

O vereador Marcelo Gaúcho foi chamado na tarde desta quarta, 24, por moradores, para mostrar a situação que o Passo da Figueira fica quando chove, e relatar as tentativas que eles tiveram em conseguir auxílio com a prefeitura. Em uma das visitas da Secretaria Municipal de Obras ao local, eles constataram que a ponte estava em bom estado, sendo que ela está em estado crítico, e nenhuma obra de melhoria foi programada para a comunidade.

A moradora Josiane contou que, da última vez que choveu forte, em maio deste ano, ela perdeu alguns móveis e teve que transferir os cavalos das baias e levá-los para uma parte mais alta da rua, pois o estábulo em que eles se encontravam encheu de água cerca de 30 cm.

Marcelo também visitou, pela manhã, a Escola da localidade de Serraria Velha, José Inácio machado Ramos, onde a água “empoça” e dificulta a entrada dos alunos. Marcelo acompanhou a chegada de um aluno cadeirante que desceu do ônibus escolar com a ajuda do elevador adaptado do veículo, porém a cadeira de rodas ficou dentro da água e as professoras tiveram que carregá-lo na chuva, pois não existe uma cobertura para o embarque e desembarque das pessoas em frente à escola. Alguns pais de alunos já fizeram pedidos na prefeitura para que o problema seja resolvido, mas até o momento nada foi feito.

Segundo o vereador, na localidade de Catanduvinha, existem dois pontos críticos de alagamento. Um fica na descida da Roça Grande, onde tem um bueiro ou passagem do arroio, que também alaga quando chove e o outro fica próximo ao Mercado do Chico, impedindo a passagem de veículos.

Marcelo irá entrar com Pedidos de Providência direcionados à Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Segurança, através da Câmara, para que a prefeitura execute estas solicitações, o mais rápido possível, visto que é ela que tem o poder de ação para executar tais pedidos.

Postado: 24/07/2019
Atualização: 24/07/2019