Mobilização na ALRS contra o Free Flow: vereador André Machado leva voz de Santo Antônio da Patrulha à relatoria na CCJ
Em visita à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), o vereador André Machado reuniu-se com o deputado estadual Professor Bonatto, relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para tratar dos Projetos de Lei nº 041/2025 e 087/2025, que discutem a implantação do sistema de cobrança eletrônica sem cancela — o chamado free flow — em trechos de rodovias estaduais. A pauta tem mobilizado vereadores, prefeitos e lideranças regionais preocupadas com a perda de debate público sobre novas praças de pedágio.
O Deputado Professor Bonatto, na função de relator na CCJ da ALRS, tem papel decisivo para que os Projetos de Lei 041/2025 e 087/2025 avancem à votação. Esses PLs retiram parte da autonomia da Assembleia ao transferir para o Executivo estadual competência para instalar novas praças (ou pórticos) de pedágio no modelo free-flow sem amplo debate público. Segundo o próprio relator, em breve o parecer estará pronto para ser encaminhado ao presidente da CCJ, deputado Frederico Antunes, para que a matéria seja incluída em pauta e vá ao plenário.
O vereador André Machado destacou a importância do diálogo e da transparência no processo e informou que irá protocolar na Câmara de Vereadores um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública, com a presença de deputados estaduais, vereadores e lideranças que atuam na mobilização contra a instalação de novos pedágios na região, a ser realizada nos próximos dias, caso a proposta seja aprovada em plenário.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 07/11/2025 Atualização: 17/11/2025 Acessos: 127