Moradores da comunidade do 1º Distrito pedem socorro para os vereadores

A população de Santo Antônio da Patrulha não suporta mais a falta constante do fornecimento de energia elétrica, tanto na sede como nos Distritos. O problema ficou mais acentuado desde o final do ano passado, onde qualquer variação, seja climática ou operacional, faz o fornecimento de energia ser interrompido no município.

O prejuízo nas residências e comércios aumentam diariamente com as constantes oscilações de energia, inclusive, causando a queima de aparelhos e outros danos. Os agricultores e sitiantes são outros prejudicados, principalmente com os produtores de leite que não tem como armazenar sua produção no resfriador.

Apesar das inúmeras reclamações, o transtorno parece não ter fim e só aumenta nos períodos de chuvas.

Depois de dias, algumas das equipes do Grupo Equatorial Energia CEEE-D aparecem para “solucionar” o problema. Essa demora pode se estender por mais de 48 horas sem energia elétrica ou até semanas. Tem sido assim, frequentemente, como relatam moradores das localidades do Arroio do Carvalho, Castelhana, Arroio Grande e Passo da Forquilha, que nesta semana estiveram presentes pedindo socorro aos vereadores.

O encontro aconteceu logo após o término das Reuniões Permanentes, no Plenarinho vereador Luiz Tedesco. Estiveram presentes seu Jauri e Elisabete Cardoso da Rocha, Arquimimo Antônio da Rosa, Jandir José Boeira e Maria Cunha Boeira justificando que não suportam mais com esta situação.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), André Selistre, afirmou que está na hora de se dar um basta a essa “pouca vergonha” que vem ocorrendo com os moradores dos Distritos e a população no geral.

Durante a 42ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 20, o proponente vereador André Selistre, juntamente com os demais vereadores, encaminharam dois requerimentos buscando resolver estes problemas que vem se arrastando há vários meses em Santo Antônio da Patrulha.

O Requerimento nº 1556/23 foi encaminhado ao secretário de Energia, Minas e Comunicações, Luiz Valdir Andres, solicitando auxílio junto à Equatorial (CEEE) em relação às interrupções de energia na estrada Artimimo Brito Dos Santos, localidade de Rincão do Herval, tendo como referência o Cemitério da Castelhana.

O segundo Requerimento nº 1557/23 foi encaminhado ao diretor presidente do Grupo Equatorial Energia CEEE-D, Riberto José Barbanera, também solicitando encarecidamente a intervenção urgente para a manutenção da rede de energia elétrica na localidade de Rincão do Herval, onde os moradores da região enfrentaram, de 11 a 16 de novembro, sem nenhum acesso à energia elétrica.

Os Requerimentos 1556 e 1557/2023 foram aprovados por unanimidade e encaminhados. Agora os vereadores aguardam receber, o mais breve possível, um retorno da empresa.

Postado: 22/11/2023
Atualização: 01/12/2023