Mulheres destacadas na sociedade recebem homenagem na Câmara de Vereadores

O colorido e a beleza das flores que enfeitavam o plenário Euzébio Barth, da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, prenunciavam que a noite de quinta-feira, 31, seria especial.

Com a Casa lotada, Carmen Terezinha Alminhana Monteiro, Evinha Edi dos Santos Cardoso, Gerusa Silveira da Silva, Istela Romera Foss, Jussara Tedesco Bestetti, Maria Milanezi Jesus, Sinara Foss e Sônia Maria Barcellos Migliavaca foram recebidas pelo público com uma sonora salva de palmas, confirmando a legitimidade da indicação dos vereadores que lhe concederam, através de suas bancadas, a insígnia de “Mulher Patrulhense Destaque”.

A solenidade também marcou a entrega da primeira Medalha do Mérito Patrulhense, a atleta paraolímpica Monica Santos, por motivos relevantes e merecedores do reconhecimento do Parlamento.

Aberta pelo presidente da Câmara, André Randazzo dos Reis (PMDB), que esteve acompanhando na mesa de autoridades pelo prefeito Paulo Bier, pelo vice-prefeito Armindo Ferreira de Jesus, e pelo Coordenador de Educação da 11ª Coordenadoria do Estado, Gil José Davóglio, a cerimônia foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento.

A cada histórico lido, revelava-se a dedicação, a perseverança, o trabalho, enfim, a contribuição de cada homenageada no desenvolvimento socioeconômico de Santo Antônio da Patrulha. Como disse o presidente André Randazzo, o ato reverencia a força da mulher patrulhense sempre presente em todos os segmentos da sociedade.

Ele também destacou em seu pronunciamento a superação diária das mulheres e humildade em dividir com os homens a sua sabedoria e amor.  “Vocês são as protagonistas das maiores transformações sociais já ocorridas seja no seio familiar, na sociedade ou no mundo do trabalho. Só temos a agradecer a todas as mulheres por estarem ao nosso lado. Parabéns a todas vocês por serem mulheres determinadas e guerreiras sempre dispostas a ajudar”, parabenizou.

Bastante emocionada Istela Romero Foss, escolhida para falar em nome das demais homenageadas, fez um discurso reflexivo, questionando principalmente valores de solidariedade e de promover o bem ao próximo. “Qual é a tua obra, o que vale a pena nesta vida. Hoje estamos aqui recebendo esta honraria que marcará a nossa história, não como um objeto qualquer, mas sim para lembrar o que fizemos para melhorar o nosso mundo  e principalmente o do outro”, enfatizou.

O prefeito de Santo Antônio também se pronunciou deixando palavras de incentivo e congratulações as mulheres. Estiveram presentes os vereadores João Luís Moreira da Silva (Solidariedade), Eronita Andrade (Solidariedade), Jorge Eloy de Oliveira (PTB), Paulo Telles (PTB). Adelino Stecanela (PMDB), Cantidio Borges Machado (PP), Margarete Pereira (PP), Marciana Machado (PMDB), André Selistre (PSB), Mauro Meregali (PT), Tadeu Neves (PP) e Josemar Bandeira (PDT).

A solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que teve a uma iniciativa da Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura, já faz parte do Calendário de Eventos do Município. O objetivo do ato é de homenagear as mulheres do Município, representantes de vários segmentos da sociedade patrulhense, como mulheres à frente de cargos públicos e/ou entidades, conselhos, clubes e instituições da sociedade civil governamental ou não governamental.

Abaixo o pronunciamento na íntegra do presidente da Câmara de Vereadores André Randazzo do Reis (PMDB).

Segue também o pronunciamento na integra de Istela Romero Foss, que falou em nome das demais homenageadas.

Pronunciamento – Istela Romero Foss

Pronunciamento – André Randazzo