Na Tribuna Livre, Hospital Santo Antônio apresenta o Programa “Melhor em Casa”

Durante a 23ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada na última segunda-feira (10), o presidente Ezequiel Peixoto e os demais vereadores receberam o diretor de Administração do Hospital Santo Antônio, Jeremias da Silva, e a coordenadora do Serviço Atenção Domiciliar, Juliana Raphaelli para falar sobre a chegada do Programa “Melhor em Casa” no município de Santo Antônio da Patrulha. Na Tribuna Livre, a coordenadora Juliana pode apresentar aos vereadores e ao público que estavam acompanhando, via facebook, o programa do serviço de Atenção Domiciliar junto a Associação Hospitalar Vila Nova.

A Atenção Domiciliar (AD), no âmbito do SUS, constitui uma nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, oferecida no domicílio e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada às Redes de Atenção à Saúde.

O “Melhor em Casa” é um programa executado em parceria entre o Hospital Santo Antônio – Vila Nova e a Secretaria Municipal da Saúde, que viabiliza a antecipação da alta hospitalar de pacientes de média e alta complexidade. Para que isso ocorra, os familiares são instruídos sobre todos os procedimentos necessários para a continuidade dos cuidados na residência da pessoa, que, com isso, pode retornar para o convívio da família com mais autonomia e segurança. O programa conta com uma equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), para atendimento em toda a cidade.

Cada EMAD é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta ou assistente social e a EMAP é composta por fisioterapeuta, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, farmacêutico, psicólogo ou dentista. O horário de funcionamento também foi abordado. De domingo a sábado, das 6h50min às 19h05min e nos finais de semana e feriados com plantão interno (atendimento telefônico) e a manutenção de pacientes em escala de medicamentos.

Por fim, foi aberto a todos os vereadores a possibilidade de se manifestarem a respeito do programa apresentado. Estava também presente e acompanhando as falas, o secretário da Saúde Antônio Selistre.

Postado: 11/07/2023
Atualização: 20/07/2023