Nível e limpeza da Lagoa dos Barros preocupam vereadores

Depois dos transtornos da última cheia da Lagoa dos Barros, em outubro de 2015, chegando a quase 2 metros acima do seu nível normal, na época Prefeito Municipal de Santo Antônio da Patrulha, reuniu-se com produtores rurais irrigantes da Lagoa, gerentes da Sincol e Stil, com o Secretário das Obras e com o Coordenador da Defesa Civil do município definiram algumas alternativas técnicas para minimizar os impactos das cheias. Desde então a Lagoa dos Barros nunca mais diminuiu seu volume d’agua. O canal do Sangrador da Lagoa foi alterado em 1984, conforme Engº Bolívar Ourique, para quando atingisse a cota de 10,60m de altitude liberasse o volume excedente em direção ao Rio da Galinha. Em 2015 a Lagoa estava próxima de 12 metros, superando a cheia de 1984 (11,74m).

O Sangrador tem uma área de passagem de 8 tubos de concreto de 500mm, ou seja, não chega a 2 metros quadrados. Isso que a água desce por gravidade, sem qualquer sistema de bombeamento.
Há duas semanas, depois das chuvaradas na região, fez voltar ao nível alto. A situação começa ficar crítica novamente principalmente aos moradores à beira da Lagoa.
Na última Sessão da Câmara de Vereadores, segunda-feira(20), os vereadores André Selistre(PSB) e Samuel Souza(PTB) usaram a tribuna alertando da situação da cheia e também da falta de manutenção no balneário.

O vereador André Selistre, segue sem resposta referente a colocação de mais 2 canos no sangrador e a limpeza. “O prejuízo é muito grande para o município se voltar acontecer à situação de 2015” diz Selistre.

Praça e banheiros sem manutenções, e neste final de semana um grupo de caminhantes estiveram visitando o balneário sem as mínimas condições. “Se continuar assim o melhor seria interditar o local colocando placas de avisos que o balneário só terá condições de acessos nos meses de verão”, diz Samuel.

Clique aqui (áudio).

Postado: 23/08/2018