Novidades nos serviços de Saúde do município

Na manhã desta quinta (1º), o prefeito Rodrigo Massulo e o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, entregaram dois veículos, destinados ao atendimento à saúde da comunidade patrulhense.

A partir de agora, a frota da SEMSA passa a contar com uma unidade de atendimento social, instalada em um motor home, que foi restaurada com recursos indicados por emendas impositivas dos vereadores João Luís Moreira da Silva (PTB), Jacira Santos (Progressista), Samuel Souza (PTB) e Ricardo Pires (MDB). Também foi adquirida uma nova ambulância, através de recursos oriundos da Consulta Popular 2017.

Ainda estiveram presentes na entrega o vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, a secretária municipal da Administração e Finanças, Cleia Airoldi, o secretário municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, os vereadores Jacira Santos, Gilberto Souza, João Elizeu Meregali, Valtair Andrade, Samuel Souza e Gabriel Diedrich, o ex-secretário municipal de Cultura, Cristiano Quevedo, e o diretor da FURG-SAP, Antônio Valente.

Logo em seguida, em frente ao Hospital Santo Antônio (HSAP), foi descerrada a placa da Associação Vila Nova, marcando o início da gestão da entidade à frente do HSAP.

O prefeito Rodrigo Massulo comentou sobre a tranquilidade da troca de administração do HSAP. “Esse é um dia muito significativo para Santo Antônio da Patrulha. A chegada do Vila Nova nos permite renovar sonhos que temos para a saúde do município, como a volta da obstetrícia. Queremos que as crianças voltem a nascer aqui no nosso Hospital. Agradeço à Santa Casa por todo o trabalho que desempenhou nestes anos à frente do HSAP. Pela primeira vez na história, temos uma transição sem sobressaltos em nosso Hospital, sem necessidade de a Prefeitura precisar assumir a instituição por um dia sequer. Isso é resultado de estarmos trabalhando com duas entidades sérias e dignas de nosso respeito e confiança”, enfatizou o prefeito.

O contrato com a Associação Vila Nova é emergencial, com prestação de serviços prevista por 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Esse prazo é necessário para que a conclusão do processo de licitação da contratação definitiva aconteça com tranquilidade, sem que, para isso, a Prefeitura tivesse que assumir a gestão direta do Hospital. A contratação com o município prevê os serviços de urgência e emergência. O próximo passo da Associação Vila Nova será firmar contrato com o Estado do Rio Grande do Sul para a prestação de serviços de oftalmologia, psiquiatria e demais especialidades, inclusive com possibilidade de ampliação de oferta em Santo Antônio. Esse processo já está sendo negociado entre governo estadual e entidade.

André Selistre, presidente da Câmara de Vereadores, em sua fala, ressaltou que a nova gestão terá autonomia para promover mudanças administrativas, com a intenção de regularizar e retomar a pleno os atendimentos aos cidadãos. “É uma satisfação que cheguemos nesta solução. O Poder Legislativo sempre esteve junto da prefeitura na busca pelas melhores soluções para o hospital Santo Antônio”.

Estiveram presentes na solenidade o prefeito Rodrigo Massulo, vice-prefeito Marcelo Gaúcho, o presidente da Câmara de Vereadores, André Selistre, o administrador da Associação Vila Nova, Dr. Dirceu Beltrame Dal’Molin, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcus Linden, o secretário municipal da Saúde, Antônio Selistre, a secretária municipal da Administração e Finanças, Cleia Airoldi, os vereadores da bancada Progressista André Selistre, Jacira Santos, Gilberto Souza, João Eliseu de Souza Meregali e Valtair Andrade, vereador Samuel Souza (PTB), servidores da saúde, direção da FURG e equipe de colaboradores do Hospital Santo Antônio.

Postado: 01/09/2022
Atualização: 01/09/2022