Os vereadores receberam o convite para a comemoração dos 100 anos da E.E.E.M. Professora Gregória de Mendonça

Foi com grande alegria que a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha recebeu o convite para a comemoração dos 100 anos da E.E.E.M. Professora Gregória de Mendonça, na cidade. Na última segunda-feira, após o término das reuniões das Comissões Permanentes, a diretora Ana Rosa Collar da Cunha esteve reunida com todos os vereadores e demonstrou grande apreço e reconhecimento à contribuição de cada um para a educação patrulhense, inclusive convidando-os para um almoço de confraternização que será realizado no dia 21 de abril, no salão da Associação dos Caminhoneiros. Os ingressos podem ser adquiridos na escola ou com os professores.

A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Gregória de Mendonça completou, na segunda-feira, dia 03, cem anos de existência efetiva com os alunos. Foi, por decreto, institucionalizada em 03/11/1922 com o nome de Grupo Escolar Santo Antônio e funcionava no prédio dos Maciel na Mal. Floriano Peixoto, no porão onde hoje é o Museu Juca Maciel. Algum tempo depois, passou a chamar-se Grupo Escolar Professora Gregória de Mendonça, em referência à primeira professora pública do RS.

Em 1940 foi construído o prédio onde funciona até hoje a Escola. Este educandário centenário foi a primeira escola pública da cidade de Santo Antônio e também da região e é uma das 10 mais antigas do Estado do RS. Esta arquitetura da Escola serviu de modelo a outras escolas espalhadas por este Rio Grande a fora. Hoje a escola conta com mais de 500 alunos, 63 professores e funcionários.

Ana Rosa Collar da Cunha é diretora desde 2016. “Tenho orgulho, assim como todos que aqui trabalham, de fazer parte deste grupo unido e aguerrido, que faz brilhar a educação deste município”.

A iniciativa da escola é uma oportunidade para celebrar uma data tão importante e relembrar momentos marcantes da história da educação local.

A Câmara de Vereadores se sente honrada em receber o convite e estará presente na comemoração para prestigiar e homenagear a escola e seus alunos, professores e funcionários, que ao longo desses 100 anos têm contribuído para o desenvolvimento da educação na cidade.

Postado: 04/04/2023
Atualização: 13/04/2023