Pacientes chegam aguardar dois anos por exames pelo SUS

Conviver com a incerteza sobre o estado de saúde e depender de um exame para realizar o tratamento adequado é, infelizmente, a realidade de muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos pacientes precisa esperar para poder realizar os procedimentos solicitados pelos médicos. O tempo de espera chega há dois anos para ecografias.

O que leva menos tempo são os exames laboratoriais, que costumam não ter demanda reprimida. A exceção são os casos de urgência, que normalmente têm os exames agilizados.

A vereadora Eronita Andrade (SD), enfatiza que a espera para realização de exames é um sério problema. “Com isso, se retarda o diagnóstico e o tratamento. Este tempo pode faltar depois para o paciente”, alerta.

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (27), a vereadora  Eronita Andrade (SD) encaminhou um requerimento nº 473/18 solicitando de quando serão chamados os pacientes que estão na espera para realização de exames de Ecografia, que até hoje não foram chamados.

Postado: 29/08/2018
Atualização: 29/08/2018