Paulo Neves propõe uma inovação para a Educação Municipal

A proposta do vereador Paulo Neves para a Educação Municipal de Santo Antônio da Patrulha é a implementação de óculos especiais com inteligência intuitiva, semelhante ao que foi disponibilizado em Porto Alegre. Esses óculos são equipamentos de tecnologia israelense que possuem uma câmera acoplada à armação, capaz de fotografar, escanear e transformar textos de qualquer superfície em áudio. Além disso, eles são capazes de reconhecer rostos e produtos, identificar cédulas de dinheiro e fazer a leitura de qualquer texto em português, inglês e espanhol.

A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade durante a 17ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, demonstrando o apoio dos demais legisladores à proposta. Paulo Neves acredita que essa inovação tecnológica pode contribuir para a equidade e inclusão social dos alunos, proporcionando mais autonomia e oportunidades.

Ao disponibilizar esses óculos especiais para os alunos da rede municipal de ensino, espera-se que eles tenham acesso facilitado a conteúdos escritos, mesmo que apresentem alguma dificuldade de leitura. Com a transformação de textos em áudio, os alunos poderão ouvir o conteúdo e assim absorver o conhecimento de maneira mais eficiente. Além disso, o reconhecimento de rostos e produtos pode trazer benefícios adicionais, como auxiliar estudantes com deficiência visual ou identificar materiais didáticos específicos.

Essa proposta busca utilizar a tecnologia como uma aliada na busca por uma educação mais inclusiva e igualitária. Por fim, Paulo Neves acredita que a implementação desses óculos especiais pode contribuir para a transformação da vida das pessoas e proporcionar mais motivação aos alunos.

O vereador suplente, Paulo Neves, retornou à Câmara de Vereadores assumindo a cadeira do titular Valdir Silva, por um período inicial de 15 dias.

Postado: 31/05/2023
Atualização: 31/05/2023