Poder Legislativo pede estudo para ampliação do horário de atendimento nos Postos de Saúde

O Poder Legislativo por meio de indicação apresentada durante a 15ª Reunião Ordinária, pede ao Poder Executivo e a Secretaria da Saúde que estudem a possibilidade de ampliar por mais três horas, uma vez na semana, o atendimento nos Postos de Saúde.

Atualmente o horário de atendimento da Atenção Primária é das 8h às 17h. Em sua justificativa, o prolongamento do horário de atendimento, uma vez por semana, já estaria beneficiando uma reivindicação antiga e acolhendo a população que precisa de serviços enquadrados na atenção primária. “Uma grande parcela da população trabalha até às 18h ou até o entardecer, sendo assim, ficam impossibilitadas de utilizar tais serviços”, explica.

Segundo o vereador André Selistre, ainda poderia ter um rodízio de atendimento dos postos localizados na sede e interior otimizando os recursos e garantindo que todas as regiões sejam atendidas de forma equitativa, uma verdadeira operação de inverno.

André salienta que o município de Santo Antônio da Patrulha realiza um grande esforço para adaptar os serviços aos cenários de saúde. Neste momento, em que a emergência do hospital está no limite, torna-se fundamental que as unidades de saúde sejam ajustadas para absorver parte desta demanda.

Essa estratégia, aliada à procura dos serviços nas unidades pelas pessoas, possibilitará que o setor da emergência da instituição hospitalar se concentre nos atendimentos de urgência. A Indicação nº 086/2024, foi lida, aprovada e assinada por todos os vereadores.

Postado: 15/05/2024
Atualização: 15/05/2024