Por falta de jovens, vereador teme futuro da agricultura familiar

Cerca de 70% dos alimentos que chegam até a mesa do consumidor são produzidas no campo e dependem do trabalho dos produtores rurais.

A crescente saída de jovens das zonas rurais rumo às concentrações urbanas preocupa as famílias de pequenos agricultores, com a falta de perspectiva de passar adiante suas propriedades e a produção. Há pouco tempo houve o registro de uma recente diminuição dessa corrente migratória.

Centros urbanos ainda são atrativos para jovens que buscam alternativas econômicas e educativas diferentes daquelas encontradas no meio rural. Entretanto, para o vereador Alex do Amaral (SD) se houvesse um estudo sobre projetos para o desenvolvimento da juventude rural, medidas como políticas de capacitação profissional, criação de linhas de crédito específicas e ampliação das atividades de lazer poderiam reverter as perspectivas e o quadro do êxodo rural destes jovens.

Na 33ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, Alex encaminhou um requerimento nº 550/2018 ao Presidente da Casa Legislativa e posteriormente será enviada uma cópia ao Prefeito Municipal, Daiçom Maciel da Silva para que estude a possibilidade de criação de uma linha de incentivo rural aos jovens do campo.

O vereador Alex do Amaral afirma que a maior demanda do trabalhador rural é a busca por uma atividade que lhe proporcione renda. “O jovem não vai ficar no meio rural se não tiver renda. Eles querem ter o próprio negócio”, concluiu.

Postado: 19/09/2018
Atualização: 19/09/2018