Por iniciativa própria, Valtair visita à cidade de Taquara

Taquara tem 70.000 habitantes, fica há 34,74km de Santo Antônio da Patrulha. As ações da prefeitura de Taquara contra os efeitos da pandemia na população local receberam vários elogios nas últimas semanas, após anunciar investimentos para otimizar equipes de profissionais e ouvindo o que eles tinham para dizer sobre a pandemia e adotar, como política de governo, o tratamento precoce para a COVID 19.

Uma das novidades que está auxiliando no diagnóstico são os testes rápidos tipo antígeno, que ficam prontos de 15 a 20 minutos após a coleta, evitando assim o aguardo de 5 a 10 dias pelo exame que vai para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS). O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, e isso também foi uma estratégia adotada pela SMS para agilizar os resultados, bem como tratamento e medicação.

Na quinta-feira, dia 18, o vereador Progressista Valtair Andrade esteve no município de Taquara visitando a professora, advogada e prefeita Sirlei Silveira (PSB). Estava também presente no encontro o presidente da Casa Legislativa de Taquara, Adalberto Soares (PP).

Nesta semana, na 7ª Reunião Ordinária da Câmara, ocorrida na segunda-feira (22), os vereadores Progressistas Valtair Andrade e André Selistre encaminharam ao Poder Executivo a Indicação nº 039/21 sugerindo o estudo para a possibilidade da distribuição dos medicamentos do tratamento precoce para o enfrentamento no COVID-19 no Município de Santo Antônio da Patrulha, além da assistência e tratamento necessário para as pessoas que tiveram contato direto com o pacientes positivados.

A Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha tem sido parceira da administração municipal para auxiliar no atendimento de pacientes com suspeita da doença. Neste mês de março, o Legislativo repassou R$ 230 mil ao Hospital Municipal, gestor Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, para as ações de prevenção ao vírus e apoio no combate a pandemia. A iniciativa foi do presidente João Luís Moreira (Bacana), e contou com o apoio de todos os vereadores.

Valtair salienta que os investimentos são uma resposta aos anseios da população. “Temos recebido muitos pedidos em relação ao tratamento de pessoas diagnosticadas com Covid ou com sintomas da doença. Entendemos que o momento é grave e que a população merece ter acesso a todas as alternativas”.

Postado: 23/03/2021
Atualização: 23/03/2021