Prefeitura, com o apoio da Câmara de Vereadores, forma a primeira turma do curso técnico em Agente Comunitário do “Programa Saúde com Agente”

A cerimônia realizada no Plenário Euzébio Barth, na noite de quinta-feira (14), ocorrreu a entrega de 31 diplomas aos técnicos em Agente Comunitário de Saúde do Município. Os Agentes, onde como técnicos, poderão efetuar um serviço mais qualificado e amplo nas comunidades territoriais que atendem e teve a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS, e que em Santo Antônio da Patrulha foi conduzido pela Secretaria Municipal da Saúde.

A Mesa foi composta pelo prefeito Municipal, Rodrigo Massulo, o presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, o Secretário Municipal da Saúde, Antônio Selistre, as enfermeiras e preceptoras dos Cursos Daniela Guimarães Hablich e a Angélica Melo. Estavam também presentes os vereadores André Selistre e Gabriel Diedrich.

Para apoiar os Estados e os Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), cumprindo o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), instituiu o Programa Saúde com Agente – programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país.

O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.

Postado: 15/09/2023
Atualização: 15/09/2023