Presidente da Câmara promulga lei que vai homenagear professores da rede estadual e particular de ensino

Após dez dos treze vereadores derrubarem o veto do Prefeito Daiçon, ao Projeto de Lei 228/2016, durante a 4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, o Presidente do Legislativo, André Selistre, promulgou a lei que altera dispositivos da Lei 7.522/2015. No dia 03 de março, Selistre assinou o documento de nº 7.787 que beneficia professores da rede estadual e privada que lecionam dentro de Santo Antônio da Patrulha.

O Prêmio de Professor do Ano, foi um Projeto de Lei proposto pela ex-vereadora e professora Nelci Wilborn Pereira e acatado pelo então Prefeito, Dr. Paulo Roberto Bier. Após a primeira cerimônia de premiação, em dezembro de 2016, ocorreu a um dos edis da época que apenas eram considerados os profissionais da educação da rede municipal de ensino. Foi então que o ex-vereador Tadeu Neves, propôs a alteração na lei, incluindo professores da rede estadual e privada no âmbito de Santo Antônio da Patrulha na redação, para que eles também possam ser premiados com o objetivo de valorização do professor pela sua dedicação e empenho no ano letivo.

Contrário a esta correção na Lei, o Prefeito Daiçon vetou a alteração, alegando falta de gerência sobre os dados, bem como de informações acerca dos professores das escolas estaduais e particulares. Porém o veto foi derrubado pelos vereadores Rodrigo Massulo, Marcelo Gaúcho, André Selistre, Valtair Andrade, Dirceu Machado, Samuel Souza, Jorge Eloy, Eronita Andrade, João Luis Moreira e Manoel Adam, que argumentaram que todos trabalham no município e merecem ser reconhecidos por isso. Foram a favor do veto os vereadores Charlis Santos, Adelino Stecanela e Jair Beloli.

Após o veto, o documento retornou ao gabinete do Prefeito para que ele se manifestasse, dentro do tempo hábil, a respeito da derrubada do veto. Não havendo manifestação do chefe do executivo no tempo regimental, coube ao Presidente da Câmara promulgar a lei que inclui professores das redes estaduais e particulares das escolas de Santo Antônio da Patrulha.

A cerimônia de premiação de 2017 já contemplará professores de toda a rede de ensino do município (municipal, estadual e particular). O “Professor do Ano” será escolhido entre professores e direção de cada unidade de ensino, sendo vedada a indicação por duas vezes seguidas.

Postado: 13/03/2017
Atualização: 13/03/2017