Presidente da Patrulha Azul convida os vereadores e a população para participarem da solenidade de abertura da Semana do Autismo

O presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, e os demais vereadores receberam a visita da presidente da Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo – Patrulha Azul, Jane Santos, durante a 8ª Reunião Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 27.

Na Tribuna Livre, Jane convidou toda a população e os vereadores para participarem da solenidade de abertura da Semana do Autismo. A programação inicia no próximo sábado, dia 1º de abril, a partir das 14 horas, no Plenário Euzébio Barth, na Câmara Municipal de Vereadores. Logo em seguida, acontecerá uma caminhada até a Praça da Nossa Senhora da Boa Viagem.

Conforme a presidente da associação, este evento tem a finalidade de ampliar o conhecimento sobre o tema e reduzir o estigma permitindo que o autista seja respeitado e atendido em suas necessidades. “Se não conhecemos sobre o autismo, não é possível entendê-los”. No dia 02 acontecerá panfletagem durante a programação do Domingo Cultural.

E durante a semana segue com a programação das lives na página www.instagram.com/patrulha_azul_sap/ .

03 de abril – Pâmela Silva, psicopedagoga e psicomotricista, estará com o tema “Autismo, um olhar por inteiro na perspectiva familiar e escolar”;

04 de abril – Dr. Edison Junior Maffini da Costa, pediatra e neurologista pediátrico, com o tema “A importância do uso contínuo da medicação pela criança autista”;

05 de abril – Núbia Jaqueline da Silva Liparini, mãe de autista e professora formada em letras e pedagogia, com o tema “A importância da participação da família na evolução do filho autista’;

06 de abril – Luciana Medina, coordenadora Estadual do MOAB-RS, idealizadora da Lei da Detecção Precoce e autora de três livros sobre autismo, trará o tema “Legislação”. Neste dia terá a participação do seu filho, Bernardo Martinez, 22 anos, diagnosticado com autismo quando tinha 1 ano e 11 meses, que atualmente trabalha na Câmara Municipal de Porto Alegre.

O tema da Campanha Nacional deste ano para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo será: “Mais informação, menos preconceito”.

Postado: 29/03/2023
Atualização: 29/03/2023