Programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”
Em julho de 2020, o presidente da Casa Legislativa André Selistre encaminhou uma indicação ao prefeito, assinada por todos da Bancada Progressista, sugerindo que o município fosse cadastrado ao Programa “Nenhuma Casa sem Banheiro”.
A iniciativa foi de abranger o maior número possível de famílias, e faz parte do pacote de medidas aprovado pelo Conselho para fazer frente à crise gerada pela pandemia e pela redução da atividade econômica.
Na sua justificativa, André salientou que o município de Santo Antônio da Patrulha existem muitas famílias que se encontram em vulnerabilidade social e este projeto vem ao encontro da dignidade da pessoa humana, ou seja, leva qualidade de vida.
Nesta semana, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação, realizou pregão eletrônico para a compra de materiais visando a construção de módulos sanitários. A previsão é que os primeiros municípios sejam contemplados ainda no primeiro trimestre de 2021. O governo do Estado, que investirá R$ 652 mil na compra dos materiais, informou na segunda-feira (04/01) que a empresa ganhadora está habilitada a prestar os serviços.
O projeto será desenvolvido em parceria com as prefeituras e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). O governo do Estado cederá o material, os municípios terão a contrapartida na mão de obra e o CAU realizará o projeto dos módulos sanitários.
O Comitê de Dados do governo do Estado, ligado à secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), realizou estudo e apontou os municípios com o maior déficit de saneamento no Estado, conforme critérios do Cadastro Único do governo federal (O CadÚnico). A partir dos dados, foram pré-selecionados 298 municípios.
Critérios
a) Famílias de baixa renda, residentes em área urbana, com ausência de banheiro ou com módulos sanitários incompletos ou em construção;
b) Domicílios consolidados ou consolidáveis;
c) Famílias cadastradas no CadÚnico;
As prefeituras que desejarem firmar o convênio devem manifestar interesse junto à Secretaria de Obras e Habitação através de ofício encaminhado para o e-mail gabinete@sop.rs.gov.br. Entre as informações endereçadas, deverá constar as localidades e famílias que poderão ser contempladas.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 07/01/2021 Atualização: 07/01/2021 Acessos: 261