Projeto que prevê instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em áreas públicas e privadas é aprovado pela Câmara de Vereadores

O lazer é um direito de todos e, inclusive, é previsto em lei. Ocorre que, para uma parte da sociedade, ainda não há como desfrutar dos espaços públicos nos momentos de lazer. Uma parte, que ainda apresenta grandes restrições e falta de possibilidades para usufruir os espaços públicos, é o dos deficientes físicos. Nas praças públicas, não são oferecidos brinquedos adaptados para as crianças cadeirantes. Isso faz com que elas sejam excluídas desses espaços e percam essa vivência das pracinhas.

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha aprovou nesta sexta-feira (03), um Projeto de Lei que prevê a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais públicos e privados. A proposta é do vereador Diego Portal (PDT) e foi aprovada por unanimidade.

De acordo com o projeto, o objetivo é adaptar espaços recreativos de escolas, parques, clubes e áreas de lazer, sejam públicos ou privados, para que crianças com deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou mental, possam interagir igualmente com as demais. Os brinquedos deverão seguir as normas de segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Toda criança tem o direito básico de socializar, praticar esportes e brincar, sem que sofra qualquer tipo de discriminação ou segregação”, diz Diego.

A adaptação em espaços públicos deverá ser feita de forma gradativa, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

Agora, o projeto segue para a avaliação do prefeito Rodrigo Massulo, que pode sancionar ou vetar a lei.

Postado: 08/09/2021
Atualização: 08/09/2021