Qualificação pretende oferecer melhores condições de atendimento a idosos

A qualificação é necessária para se executar qualquer tipo de atividade adequada no mercado profissional. Então porque essa condição não se aplicaria para as pessoas que atuam em estabelecimentos geriátricos ou classificados como asilos.

Foi pensando desta forma que o vereador Tadeu Neves (PP), solicitou ao prefeito de Santo Antônio da Patrulha, durante a reunião ordinária da Câmara, realizada no último dia 14, que remeta um projeto de lei que vise à obrigatoriedade por parte de asilos e clínicas a exigência por parte de seus servidores o Curso de Capacitação e Formação de Cuidador de Idosos.

Tadeu justifica tal pedido, analisando que com o aumento da expectativa de vida, todos devem se preparar para ter uma velhice tranquila e feliz. Ao mesmo tempo, destaca ele também é necessário entender que é preciso estar pronto para conviver com entes queridos de idade avançada, já que eles necessitam de uma atenção toda especial.

“O aumento progressivo dessa população impõe o resgate do papel do Cuidador, e a complexidade cada vez maior da organização da sociedade reforça a necessidade de preparo e aprendizado específicos para exercer esse papel. A capacitação visa permitir a aquisição de competências que possibilitem ao aluno a prestação de uma assistência adequada ao idoso”, enfatizou o vereador.

Nos cursos são repassadas ao aluno noções sobre o processo de envelhecimento, as necessidades nutricionais próprias e de como proceder para minimizar as dificuldades e limitações que ocorrem com as pessoas idosas, acamadas ou não. O Curso proposto inclui ainda a explanação das patologias específicas do idoso, nutrição, assistência, psicologia do idoso, informática, cuidados com a higiene e manipulação de sondas, nos casos em que essa intervenção é necessária.

Ao concluir o Curso, finaliza Tadeu, o aluno estará apto para exercer a atividade em casa, com seus entes queridos, ou ser um Cuidador de Idosos profissional em hospitais, clínicas, asilos e domicílios.

Foto: Tadeu Neves fala da tribuna sobre indicação

Postado: 17/03/2016