Rede Praia Acessível chega a Santo Antônio

Na quinta-feira, dia 08, os vereadores Ricardo Pires e Diego Portal estiveram em Porto Alegre visitando a direção da FADERS Acessibilidade e Inclusão, onde foram recebidos pelo presidente da Fundação, Marquinhos Lang, e o diretor administrativo, Romário Cruz. Desde o início os vereadores enxergavam a FADERS como parceira. A visita na sede teve o objetivo de se colocarem à disposição, mas também para entender como era o funcionamento da Fundação e como ela poderia contribuir com o município de Santo Antônio da Patrulha. No final do encontro ficou definida uma visita ao município.

A partir de hoje a cidade de Santo Antônio da Patrulha faz parte do projeto Praia Acessível, onde cadeirantes terão a oportunidade de entrar na Lagoa dos Barros e aproveitar o verão. O treinamento aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 15, no Camping Municipal. A capacitação para manuseio da cadeira foi minuciosamente explicada pela coordenadora, Claudia Alfama.

O objetivo do projeto é assegurar condições de acessibilidade, viabilizando o desfrute do banho de água doce com segurança, conforto e maior autonomia possível a todas as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Através da utilização e disponibilização deste equipamento para o banho assistido, chamada de cadeira anfíbia.

O Projeto Praia Acessível cresceu e está se transformando em uma grande rede. Conforme o presidente da Fundação, Marquinhos Lang, Santo Antônio da Patrulha é o 17º município a assinar o termo de parceria para a disponibilização de uma cadeira anfíbia. Estavam presentes o diretor presidente da FADERS, Marquinhos Lang, o diretor administrativo, Romário Cruz, a coordenadora Praia Acessível, Claudia Alfama, o prefeito Rodrigo Massulo, o vice Marcelo Gaúcho, o secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi, o Tenente do CBMRS/SAP, Joel Cardoso, os vereadores Ricardo Pires, Diego Portal e Valdir Silva, o ex-prefeito, José Francisco Ferreira da Luz, e a Claudia Santos (Republicanos).

Para os idealizadores Ricardo Pires e Diego Portal, o projeto pretende, essencialmente, criar uma cultura de respeito à acessibilidade à beira da Lagoa dos Barros e incentivar, cada vez mais, a implementar e manter projetos permanentes de acessibilidade no município, e o mais importante, mostrar que todos são iguais.

Postado: 15/02/2023
Atualização: 02/03/2023