Ricardo Pires sugere alteração no método de testagem de COVID-19

O vereador Ricardo Pires (MDB) encaminhou ao Poder Executivo e a secretaria da Saúde a Indicação nº 040/2021, aprovada por unanimidade na 7ª Reunião Ordinária da Câmara, desta última segunda-feira (22), sugerindo a aquisição do equipamento ICHROMA COVID-19 AB para testagem de pacientes com suspeita da COVID-19, atendendo a população de Santo Antônio da Patrulha que necessitam de diagnósticos mais rápidos em menor tempo. Também assinaram juntos a vereadora Progressista Jacira Santos e o vereador do PDT, Diego Portal.

Considerando que atualmente um dos métodos utilizados RT-PCR, que ainda depende do encaminhamento ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN), está demorando muito para vir os resultados. Isso acaba dificultando o isolamento das pessoas, caso seja positivado, há um retardo no tratamento, negativado perda de tempo.

“O equipamento de testagem tem um custo-benefício muito em conta, há também uma precisão maior no resultado, assim ganhamos agilidade e rapidez. É fundamental que tenhamos rastreio desses casos positivados para que o vírus não possa circular na sociedade”, finaliza o vereador.

Postado: 24/03/2021
Atualização: 24/03/2021