Ricardo sugere criação do “Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal”

A criação do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal foi sugerida na sessão da última segunda-feira, dia 09, pelo vereador proponente Ricardo Pires e o vereador Gabriel Diedrich (MDB), com o objetivo de proteger e defender os animais de maus tratos e abandonos. A sugestão foi direcionada ao prefeito Rodrigo Massulo, por meio de uma indicação, com o objetivo de fiscalizar as políticas públicas, seguindo programas de conscientização, proteção e posse responsável dos animais, além de promover campanhas de adoção, vacinação, registro de cães e gatos e o controle populacional dos bichos.

Em Santo Antônio da Patrulha existem muitos animais soltos nas ruas e as instituições que cuidam de animais nesta situação, não tem a obrigação, nem estrutura e recursos para cuidar de todos. Já realizam um trabalho social que ultrapassa os seus limites, com excelência e amor que é notório, recebem ajuda da população, porém é necessário mais.

Para o vereador é importante a criação do Conselho para que políticas públicas sejam adotadas, com o intuito de elaborar regras para o controle populacional destes animais, promover ações destinadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar animal, incentivar a guarda responsável e adoção, além de acompanhar, discutir, sugerir e fiscalizar as ações do Poder Público para o cumprimento das políticas de proteção animal no município.

Na tribuna, Ricardo afirma que com a criação do Conselho, será possível promover a participação da sociedade na formulação da política de proteção e defesa dos animais. Ressalta que a instituição do Conselho é garantida pela Constituição Federal, e aguarda o Poder Executivo a iniciativa de encaminhá-lo ao Legislativo Municipal para apreciação.

Postado: 12/05/2022
Atualização: 12/05/2022