Samuka e Gabriel sugerem a ampliação do número de cotas laboratoriais

Conviver com a incerteza sobre o estado de saúde e depender de um exame para realizar o tratamento adequado é, infelizmente, a realidade de muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A maioria dos pacientes precisam esperar para poder realizar os procedimentos solicitados pelos médicos. As decisões de tratamento, muitas vezes, se fundamentam em resultados de exames que são um instrumento de alta efetividade para obter informações do estado de saúde do paciente.

Ampliar as cotas laboratoriais permitiria um maior número de pessoas ter acesso aos exames necessários para o diagnóstico e tratamento adequado de suas condições de saúde. Com mais cotas disponíveis, o tempo de espera seria reduzido, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes que dependem desses exames.

É importante ressaltar que os exames são fundamentais para a tomada de decisões, uma vez que fornecem informações médicas sobre o estado de saúde do paciente. A demora na realização dos exames pode atrasar o diagnóstico e o tratamento, o que pode impactar a saúde e o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde.

Ao encaminhar a Indicação nº 221/2023 à Administração Municipal e à Secretaria da Saúde, os vereadores destacam a necessidade de considerar a demanda atual por exames e buscar soluções para atender a essa demanda crescente. A intervenção das cotas laboratoriais seria uma medida importante nesse sentido, esperançosa para melhorar o acesso aos exames e agilizar o atendimento aos pacientes do município.

Postado: 21/06/2023
Atualização: 21/06/2023