Samuka sugere a construção de ossário no Cemitério Municipal

A falta de espaço em cemitérios é um problema comum em muitas cidades. Em Santo Antônio da Patrulha não é diferente, inclusive sendo tema de debate na Câmara de Vereadores em anos anteriores.

Preocupado com a lotação do Cemitério Municipal e com a necessidade de disponibilizar espaço para novos sepultamentos, o vereador Samuel Souza (Samuka PTB) encaminhou, ao Poder Executivo, a Indicação nº 137/2023 sugerindo a construção de um ossário que permite a retirada e deslocamento identificado dos restos mortais, a fim de atender a demanda que cresceu bastante nos últimos anos. A situação indica que, naturalmente, já tenha atingido a superlotação, fato que ficou mais evidente durante o período pandêmico.

Ao pedir que a retirada e deslocamento sejam identificados, o vereador está propondo que seja adotado um sistema de controle que permita a localização dos restos mortais de cada pessoa. Isso pode ser útil para os familiares que desejam visitar o túmulo de seus entes queridos, bem como para as autoridades que precisam realizar a manutenção e limpeza do cemitério.

O ossário é um espaço onde são depositados ossos humanos ou restos mortais após um determinado período de tempo. Sempre, a construção de um ossário é realizada para liberar espaço em cemitérios lotados ou para permitir a retirada de restos mortais para acomodação em um local menor.

Cabe ao Poder Executivo analisar a indicação do vereador e decidir se a construção de um ossário é viável e necessária para o Cemitério Municipal. Caso seja aprovado, é importante que sejam tomadas as medidas necessárias para a construção do ossário de acordo com as normas e regulamentações cabíveis.

Postado: 19/04/2023
Atualização: 24/04/2023