Sancionada Lei que reconhece o Baile de Masquê como Patrimônio Cultural em Santo Antônio

No último sábado, dia 02 de dezembro, o Prefeito Rodrigo Massulo sancionou a Lei de autoria do vereador e líder da bancada Progressistas, André Selistre, que reconhece o Baile de Masquê como Patrimônio Cultural e de relevante importância social e econômica para o município de Santo Antônio da Patrulha.

O Baile de Masquê é detentor de uma trajetória ímpar, construída através da valorização desta tradição local ao longo dos mais distintos lugares por onde já realizaram suas apresentações. Dentro da cultura popular brasileira, este grupo é o único do gênero no Estado do Rio Grande do Sul, ainda existente. Somente homens participam todos de máscaras femininas e masculinas. Crianças a partir dos 7 anos já podem participar com o incentivo de não se perder a tradição.

Além disso, O Baile de Masquê é um Grupo folclórico e cultural que existe na cidade de Santo Antônio da Patrulha, a mais de 200 anos, conforme referências das danças com máscaras no ano de 1778, nas festas populares e religiosas do Divino Espírito Santo e posteriormente introduzida na cultura popular patrulhense.

“Poder contribuir com a história deste importante círculo de amigos de longa data, é gratificante. Desta forma, cultivamos a semente da tradição e louvamos o fundamental serviço prestado pelo Baile de Masquê. Nosso aplauso e reconhecimento a cada um dos integrantes do Grupo, figuras fundamentais para o registro histórico da tradição em nosso município e o legado deixado para as próximas gerações”, ressaltou o vereador André Selistre.

Nas dependências da Sede Social do Grêmio Esportivo e Recreativo Liberdade, e acompanhados dos seus familiares, os integrantes do grupo Baile de Masquê, Alesandro Silveira, Altemir Corrêa, Antônio Oliveira, Antônio Rocha de Oliveira, Artur de Carvalho Azevedo, Benjamin Sayão, Carlos Barcelos, Cesar Augusto, Fabiano dos Santos, Fabiano Xavier, Fernando Boneira, Ildo Pisoni, Jadir Peres de Pinho, José Cláudio dos Santos Oliveira, João Manoel, Jorge Borges, Luciano Peixoto, Luiz Antônio, Luís Fraga, Luiz Fernando, Nestor Bitencourt, Osmar Adam, Sandro Leite, Tarsis Sayão, Valdocirio Pereira e o mestre do grupo com 80 anos, Antônio da Silva Rocha Filho, puderam acompanhar as manifestações e logo após a Lei ser sancionada pelo prefeito Massulo. Estavam também presentes no Ato os vereadores André Selistre, Sergio Alexandre Airoldi e Valtair Andrade, a secretária da Cultura, Turismo e Esportes, Jassira Castro, a diretora de turismo da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes, Carmem Monteiro.

As características deste grupo folclórico têm sua base oriunda nas manifestações dos folguedos populares do Brasil colônia, trazidos e recriados pelos colonizadores europeus, tendo influências do tropeirismo que era rota em Santo Antônio da Patrulha sendo a primeira estrada aberta pelos tropeiros em 1731, que fez a ligação econômica do Rio Grande do Sul com o transporte de mulas e gado para o centro do país. Esta manifestação também recebe as influências açorianas devido ao povoamento ter ocorrido com a chegada dos açorianos para ocupação do território por volta de 1732 e posteriormente em 1752 com a vinda em massa dos açorianos para ocupação do território após o tratado de Madri em 1750.

Postado: 04/12/2023
Atualização: 04/12/2023