Santo Antônio da Patrulha 210 anos de história

Santo Antônio da Patrulha é um dos quatro primeiros Municípios do Rio Grande do Sul, junto com Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre. Com colonização basicamente de origem açoriana, com o decorrer do tempo, passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses.

Em 2021, se comemora os 210 anos de instalação do município através da Câmara de Vereadores. No dia 03 de abril de 1811 a população da época elegeu seus primeiros vereadores.

A divisão dos Poderes só aconteceu com o fim do Império e a proclamação da República em 1889, quando surgiu a figura do Intendente para administrar o município, o que predominou até o governo de Getúlio Vargas, mudando a denominação para prefeito municipal.

Atualmente, a Câmara é formada por 13 vereadores: André Selistre (PP), Antônio Vieira Dias (MDB), Diego Gomes Portal (PDT), Ezequiel Peixoto Muniz (PP), Gabriel Menezes Diedrich (MDB), Gilberto Ferreira Souza (PP), Jacira Conceição dos Santos (PP), João Luís Moreira da Silva (PTB), Ricardo Pires (MDB), Samuel Schmidt Souza (PTB), Sérgio Alexandre Airoldi (PP), Valdir Portal da Silva (MDB) e Valtair Andrade (PP).

A Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha em 2021, possui uma mesa diretora onde três vereadores ocupam as posições:

Presidente João Luís Moreira da Silva (PTB), vice-presidente Sérgio Airoldi (PP) e secretário Ezequiel Peixoto (PP).

Postado: 27/03/2021
Atualização: 27/03/2021