Santo Antônio da Patrulha foi o palco do 4º encontro regional do “RS Sustentável: Cada Gota Conta”
Promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, o município de Santo Antônio da Patrulha foi o palco do 4º encontro regional do programa “RS Sustentável: Cada Gota Conta”. O evento, realizado na segunda-feira, dia 11, nas dependências da Câmara de Vereadores, abordou temas importantes relacionados à gestão da água, como reservação, irrigação e piscicultura, além de discutir as perspectivas da gestão 2024-2025 sob a liderança do deputado Adolfo Brito (PP).
O evento teve como foco principal as potencialidades e os desafios enfrentados pelo estado, especialmente em relação aos ciclos de estiagem cada vez mais intensos, que impactam negativamente a economia e a sociedade gaúcha.
A abertura do seminário contou com a participação do chefe do Parlamento gaúcho, deputado Adolfo Brito, e do prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, além do presidente da Câmara Municipal, Sérgio Alexandre Airoldi. Também estiveram presentes os deputados estaduais Joel Wilhelm e Sérgio Peres, Dra. Ana Paula Furlan Teixeira, Juíza de Direito da Comarca de Santo Antônio, representando o Fórum dos COREDES, Ana Cristina Salazar, o prefeito eleito de Caraá, Bolívar Gomes, acompanhado do vereador também eleito Marcus Vinícius, além dos vereadores de Santo Antônio da Patrulha, André Selistre e Ricardo Pires, dentre diversas outras autoridades. O evento também contou com a cobertura de mais de 20 veículos de comunicação de todo o estado.
O seminário teve uma série de palestras ministradas por especialistas da área. O engenheiro agrônomo José Enoir Daniel, assessor técnico do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da ALRS, abordou questões legislativas relacionadas à gestão da água. O chefe do Departamento Agrossilvipastoril da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Cristiano Horbach Prass, apresentou a visão do Governo sobre o tema. Claudio Cunha, advogado especialista em Direito Ambiental, discutiu a situação jurídica em torno da gestão hídrica, enquanto José Tronchoni, engenheiro agrônomo do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), falou sobre a viabilidade de sistemas irrigatórios e a situação da Lagoa dos Barros.
A jornalista Gisele Loeblein foi a mediadora do simpósio, que teve transmissão ao vivo pela TVAL, tanto no canal convencional quanto no YouTube.
No final do dia, durante a 41ª Reunião Ordinária, o presidente da Câmara, Sérgio Airoldi, apresentou o Requerimento nº 1304/2024, encaminhado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, em nome de seu presidente, Adolfo Brito, para formalizar o evento RS Sustentável: Cada Gota Conta. O requerimento foi aprovado e assinado por todos os vereadores presentes.
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 12/11/2024 Atualização: 12/11/2024 Acessos: 24