sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Santo Antônio e Osório buscam alternativas para a preservação da vida na Lagoa dos Barros
Santo Antônio e Osório buscam alternativas para a preservação da vida na Lagoa dos Barros

Com a articulação dos vereadores patrulhenses Valtair Andrade e Ricardo Pires, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Osório foi pauta de reunião, na Câmara Municipal – Plenário Francisco Maineri, na última terça-feira (21). O encontro contou com a participação dos Prefeitos de Osório Roger Caputi e de Santo Antônio da Patrulha Rodrigo Massulo, além de vereadores dos dois municípios e representantes de instituições. A pauta dos dois municípios é tentar solucionar definitivamente esta demanda que já se estende há mais de 15 anos e que foi impedida judicialmente de operar em 2020.

Em suas falas, tanto o prefeito de Santo Antônio da Patrulha, Rodrigo Massulo, quanto o prefeito de Osório, Roger Caputi, deixaram bem claro que os dois municípios mantiveram sempre um diálogo saudável, aberto e sem nenhuma animosidade sobre a questão em pauta.

O prefeito Roger elogiou a cidade de Santo Antônio da Patrulha pelo admirável empenho em defender a Lagoa dos Barros, mas deixou bem claro que não é uma situação tão fácil, por se tratar de um processo judicial junto a Corsan.  

O prefeito Rodrigo Massulo salientou, em sua fala, que as relações institucionais entre os municípios são as melhores possíveis nesta gestão. “Estamos aqui no mais franco diálogo, e assim tem sido desde o início, e tenho a certeza que juntos com todas as entidades, com todas as instituições públicas e privadas nos haveremos de encontrar uma solução para que o esgoto possa ser tratado de forma correta, mas que nós possamos preservar a Lagoa dos Barros, que é patrimônio do Estado RS, sobretudo de Santo Antônio e Osório”.  

Logo após as manifestações dos prefeitos foi aberto o espaço para os vereadores e representantes de instituições, de ambos os municípios, apresentarem também seus argumentos e posicionamentos para tentar buscar uma alternativa que não agrida Santo Antônio da Patrulha e muito menos a cidade de Osório.   

Além dos prefeitos, participaram da mesa o presidente do Legislativo osoriense, Miguel Farias Calderon (PP), os vereadores Ed Moraes e Charlon Müller, do MDB, e Vagner Gonçalves e Luis Carlos Coelhão, do PDT. Do município de Santo Antônio da Patrulha estiveram presentes os vereadores André Selistre, Gabriel Diedrich, Jacira Santos, Ricardo Pires, Samuel Santos, Sergio Airoldi, Valdir Silva e Valtair Andrade.

Também marcaram presença os patrulhenses Ângelo Jardim, assessor jurídico da Câmara de Vereadores,Cassius Peixoto, secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Vagner e Márcio Santos – IRGA, Diego Borges Peixoto, presidente do Sindicato Rural, Fábio Luís de Oliveira Rosa, diretor Executivo do IDEAAS – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade, Julio Sant Anna, presidente da OAB, os advogados Dra. Ana Clara Maciel (IDEAAS) e Dr. Luciano Amorim (PGM), Jassira Castro, secretária da Cultura, Turismo e Esportes, e Andreia Peixoto presidente da ACISAP.  

Por fim, ficou definido que nos próximos dias ocorrerá um encontro entre as equipes técnicas de Santo Antônio da Patrulha e Osório com o propósito de alinhavar um ou mais planos alternativos mediante a pesquisas e perícias, e logo após poder apresentar a Corsan para que possa avaliar e apresentar a sua posição, a favor ou contrária.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 22/11/2023
Atualização: 12/12/2023
Acessos: 359

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo