SECRETARIA DE OBRAS: Vereadores denunciam uso de máquinas públicas em terreno particular

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio foi quente na segunda-feira, dia 25. Isso porque muitos vereadores denunciaram, com fotos e vídeos, um caso ocorrido na localidade de Barrocadas na última semana, em que máquinas trabalhavam dentro de uma propriedade particular. Os registros chegaram até os vereadores através de moradores das Barrocadas, que não concordaram com o ocorrido.

Segundo os parlamentares que se pronunciaram sobre o assunto, fatos como esse são relatados praticamente todas as semanas para os vereadores, mas nem sempre é possível obter fotos e vídeos. “Na minha região, sei de estradas particulares feitas pela Secretaria de Obras nesta gestão. É um absurdo, pois pedimos melhorias no interior e dificilmente somos atendidos. Agora a fiscalização vai apertar”, relatou o vereador Bacana (SD).

Samuka (PTB), por sua vez, disse que também recebe esse tipo de denúncia com frequência, e também relatou ter fotos de um caminhão da iluminação pública que fica estacionado todos os dias em frente à casa de um servidor, no horário do almoço. “Confundem o público com o privado. A Secretaria está sem comando”, relatou.

Já o presidente da Câmara, Rodrigo Massulo (PP), também criticou o ocorrido, lamentando que isso chegue com frequência até a Câmara. “É a prática da velha política acontecendo na nossa cidade. Estamos apenas cumprindo nossa função de fiscalizar e buscar explicações, como o secretário também fazia quando era vereador”, disse o progressista. Os vereadores Glória Terra (PTB), Valtair Andrade (PP) e Marcelo Gaúcho (PTB) também se somaram às críticas ao secretário de Obras André Randazzo, Deco (MDB).

Já o secretário de Obras, em uma postagem no Facebook do vereador Bacana, se defendeu: “Esse casal, dono dessa casa onde a retro está espalhando 4 conchas de saibro (só 4 conchadas) recebeu os servidores da Secretaria de Obras dando almoço pra 2 pessoas por mais de 40 dias. Nesse local, e em mais um ou dois, todo o santo dia, de segunda a sexta, desde final de fevereiro, a caçamba da Prefeitura vai lá com 2 homens para almoçar”.

A explicação do titular da pasta, que havia sido dada na tribuna pelo vereador Charlis (MDB), não convenceu os vereadores, que disseram que se trata de irregularidade. Alguns vereadores do MDB deram versões diferentes na tribuna para o mesmo caso. “O serviço de limpeza dos valos feito nas Barrocadas é salutar, inclusive a Câmara pediu isso muitas vezes ao longo desta Legislatura, mas não podemos misturar as coisas. Muitas pessoas fornecem almoço para ajudar e isso não dá direito de usar da máquina pública”, disseram vários parlamentares, que chegaram a cogitar a possibilidade de abertura de uma CPI para averiguar denúncias de outras localidades que chegam até o Parlamento.

Os vereadores do PP, PTB, PSB e Solidariedade enviaram à Prefeitura um pedido de explicações e encaminharam a denúncia com fotos e vídeos ao Ministério Público.

Postado: 27/03/2019
Atualização: 27/03/2019