Secretaria de Saúde não transporta usuários conveniados
A questão do transporte de pacientes para consultas pela Secretaria de Saúde de Santo Antônio da Patrulha foi questionada pelo vereador João Luís Moreira “Bacana” da Silva (Solidariedade) durante a reunião ordinária, de segunda-feira, 07, no plenário da Câmara de Vereadores.
A dúvida do vereador, compartilhada por sua colega de bancada, Eronita Andrade, é com relação à proibição da remoção de usuários de convênios para exames e procedimentos médicos para outras cidades, especialmente para Porto Alegre. Atualmente apenas pacientes do Sistema Único de Saúde conseguem acesso ao serviço, independente, de acordo com o vereador, das condições socioeconômicas.
“Quem possui algum tipo de convênio fica impedido de utilizar o serviço de transporte da Secretaria Municipal de Saúde. Mesmo, que comprove não ter carro ou condições de arcar com o deslocamento para o tratamento ele é simplesmente proibido de solicitar o transporte para realizar um tratamento fora do Município”, relatou Bacana.
Diante desta situação, o vereador, apoiado por Eronita, encaminhou ofício ao prefeito Paulo Bier, solicitando cópia da Lei a qual o chefe do Executivo alega impedir que os veículos da Secretaria não pode transportar pacientes de convênios para exames e procedimentos médicos para outras cidades, gozando do benefício do transporte, apenas os pacientes do SUS.
Prefeitos de outras cidades vizinhas, como Rolante, Riozinho e Caraá, entre outras, inclusive o próprio prefeito e seus antecessores, disse o vereador, autorizavam o transporte de conveniados. “Eu quero que o prefeito mostre esta Lei, para que eu possa apresentar ao cidadão que me procura desesperado ao chegar ao posto e ter o seu pedido de transporte barrado e explicar o que mudou”, enfatizou.
FOTO: Vereador Bacana questiona da Bacana proibição de transporte de pacientes conveniados pela SMS
Detalhes
Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa Categoria: Notícias Postado: 08/03/2016 Atualização: 08/03/2016 Acessos: 180