SEMANA MUNICIPAL DA MULHER

O Dia Municipal da Mulher Patrulhense é comemorado em torno do dia 19 de setembro, data esta que já é por Lei aprovada no ano de 1999, comemorado o Dia Municipal da Mulher Patrulhense. Projeto de Lei da vereadora à época Maria da Graça Castilhos e melhorada após pela também vereadora Margarete Pereira. Uma homenagem a Margarida Exaltação da Cruz, a mulher que deu origem ao Povo Patrulhense.

A partir do ano de 2019 o Município então comemora a Semana Municipal da Mulher, conforme a Lei nº 8.248/19, proposta pelo vereador à época, Charlis Santos. Uma semana inteira de atividades com a finalidade de implementar as políticas públicas de defesa e proteção à mulher, incentivando a participação, a valorização, a qualificação e a conscientização sobre os direitos das mulheres patrulhenses.

Dentro da Semana Municipal da Mulher de Santo Antônio da Patrulha, a proposta é uma programação totalmente voltada ao púbico feminino, com palestras, debates, campanhas de saúde preventiva e atividades culturais que tratarão de temáticas como empreendedorismo feminino, empoderamento, discriminação, preconceito, violência doméstica, feminicídio, dentre outros temas.

Todas as ações da Semana Municipal da Mulher são promovidas pela Prefeitura Municipal, COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, presidente Sônia Soares Costa, Coordenadoria Municipal das Políticas para Mulheres, presidente Nívia Patrícia Guimarães, Programa Momento Mulher com a apresentadora Vera Assis, e todos os núcleos e entidades do Terceiro Setor como: Liga Feminina de Combate do Câncer, Núcleo das Mulheres Empreendedoras da ACISAP, Secretaria Municipal de Saúde, Santa Casa Hospital Santo Antônio, dentre inúmeras outras entidades. É uma grande agenda de promoção e valorização da política de atenção à mulher.

PROGRAMAÇÃO

No dia 21 de setembro acontecerá a abertura oficial da Semana Municipal da Mulher, com transmissão do programa Momento Mulher, comunicadora Vera Assis da Rádio Itapuí e a participação da vereadora Progressista, Jacira Santos, representando todas as mulheres patrulhenses.

Dia 22 de setembro, às 17:30, no restaurante DaColônia o COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e as demais entidades estarão homenageando as mulheres, indicadas pelos partidos, que participam ativamente dentro das suas siglas partidárias, com o troféu Margarida. Também será entregue a Mulher Destaque 2021, o troféu Anjo.

Dia 23 de setembro, às 17:30, no espaço Santo Paradouro, o COMDIM – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e as demais entidades estarão homenageando todas as mulheres que colocaram seus nomes à disposição dos partidos na última eleição de 2020. Serão premiadas com o troféu Margarida.

E no dia 24 de setembro acontece a Ciranda Rosa, um bate papo com instituições representativas das mulheres no município – Será no Espaço Centro de Convenções Qorpo Santo, a partir das 13:30, com apresentação do programa Momento Mulher e a comunicadora Vera Assis.

Postado: 21/09/2021
Atualização: 21/09/2021