Setembro Amarelo

Estamos no Setembro Amarelo, mês de valorização da vida e prevenção do suicídio. Os serviços de saúde mental e Atenção Básica do município aproveitam o período para chamar atenção a essas vidas que são interrompidas.

Neste sentido, no próximo dia 23 de setembro, acontece a Caminhada do Setembro Amarelo. A atividade começa a partir das 8h30, com saída da frente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), na Rua Coronel João Maciel, 236. A caminhada vai se dirigir até a Câmara de Vereadores, onde, às 10h, acontece palestra sobre temas relativos ao mês de prevenção ao suicídio, ministrada pelo psiquiatra do CAPS AD, Ronald de Borba Rodrigues, e pela psicóloga do Jardim Leopoldina, Mirela Heinen Rediss.

Salientamos a importância de observar, nas pessoas próximas, evidências de tristeza, irritabilidade, desânimo, isolamento social e desesperança, dentre outros. São sinais de sofrimento que, em casos extremos, podem levar a pensamentos de suicídio e tentativa de atentar contra a própria vida.

Também é possível que seja um caso de doença mental não identificada e, nestes casos, familiares e amigos devem auxiliar na busca por ajuda, pois, muitas vezes, a pessoa que está sofrendo da enfermidade não conseguirá.

Diversos fatores podem contribuir para o adoecimento mental ou para o agravamento de alguma condição pré-existente, como a ausência de emprego, comprometimento na renda, e consequente piora da situação socioeconômica, que pode comprometer o acesso à alimentação adequada, moradia e lazer.

Caso perceba alguns desses sinais, procure dar suporte, auxiliando esta pessoa a buscar ajuda e atendimento nas Unidades de Saúde e no CAPS.

Em Santo Antônio da Patrulha, temos os seguintes serviços especializados no cuidado em Saúde Mental:

▪️ Ambulatório de Saúde Mental (AMENT): equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogos e assistente social. Atende a rede municipal por encaminhamento da unidade básica de saúde, hospital e CAPS;

▪️ Centro de Atenção Psicossocial (CAPS): atende os usuários que apresentam gravidade no seu estado de saúde, tanto os encaminhados pelas Unidades de Saúde, quanto aos que buscam o serviço diretamente;

▪️ Hospital de Santo Antônio da Patrulha: atende urgência e emergência durante 24h.

Postado: 16/09/2022
Atualização: 16/09/2022