Tradicionalistas são condecorados com o Diploma Mérito Farroupilha

Na noite da última segunda-feira (18), a Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha realizou a tradicional Sessão Solene no CTG Patrulha do Rio Grande. Durante a cerimônia foram condecorados quatro tradicionalistas com o Diploma Mérito Farroupilha, reconhecendo seus serviços em prol da cultura do movimento gaúcho no município. Este é o objetivo do Diploma Mérito Farroupilha, criado pela Lei municipal 9.221/2022.

Os homenageados foram indicados pelas Bancadas Progressistas, MDB, PDT e PTB, onde foram agraciados os senhores Elvio Rocha Machado, Genildo Rogério Barros dos Santos, Reni da Silva Braga e Romar Nunes da Silva.

A mesa principal foi composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, o prefeito Rodrigo Massulo, a vereadora Jacira Santos, o vereador proponente da Lei e Secretário da Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Airoldi (Canário), e o patrão do CTG Patrulha do Rio Grande, Paulo Cezar de Souza.

Homenagens, emoções e agradecimentos marcaram a Sessão Solene. Um momento de muita alegria por estarem reunidos vereadores, amigos e familiares em prol de um só objetivo, cultuar a tradição. Reconhecer, em cada um dos agraciados, a relevância do trabalho prestado, pela belíssima trajetória e a sua dedicação e comprometimento, mesmo superando muitos desafios ao longo de sua história, traduzem o resgate e a preservação do patrimônio histórico e cultural, contribuindo sobremaneira com o município de Santo Antônio da Patrulha e com o estado do Rio Grande do Sul.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel Peixoto, em sua fala, salientou que o gaúcho autêntico é um verdadeiro tradicionalista. Não porque aprende coisas no CTG, mas porque carrega em si esses valores e não vê alternativa possível de vida digna fora deles. Por fim, lembrou que neste ano de 2023 também estamos comemorando o centenário da Revolução Farroupilha.

O evento foi encerrado com um jantar campeiro para os homenageados e o público presente.

Postado: 19/09/2023
Atualização: 09/10/2023