sessoes ordinarias

SESSÕES ORDINÁRIAS:

segundas-feiras, às 16 horas.
Valdir sugere que sejam extintas, no município, obras de calçamento com pedras irregulares
Valdir sugere que sejam extintas, no município, obras de calçamento com pedras irregulares

Por meio da Indicação nº 242/2021, ao Poder Executivo, o vereador Valdir Silva (MDB) sugere que sejam extintas, no município de Santo Antônio, as obras de calçamento com pedras irregulares (pedra-ferro), estabelecendo a obrigatoriedade dos calçamentos (urbanos e rurais) com blocos de concretos intertravados.

Com o valor absurdo do asfalto, por exemplo, inviabiliza o uso do material para a pavimentação urbana e estimula o pavimento intertravado de concreto em ruas, avenidas, praças, ciclovias e estacionamentos. Outro fator que favorece a utilização de elementos pré-fabricados é a questão ambiental. Além da menor emissão de CO2, em comparação com o asfalto, a permeabilidade do material possibilita maior rapidez no escoamento da água da chuva para o solo.

Mais um ponto favorável está relacionado à reflexão da luz do pavimento intertravado, o que permite que a prefeitura economize recursos com a iluminação pública. Também há vantagem quando o espaço público precisa passar por manutenção ou por alguma intervenção. Os blocos podem ser removidos e reinstalados sem a necessidade de quebra do piso, o que evita a geração de resíduos sólidos e economiza insumos para sua recomposição.

 “Pela somatória de todas essas vantagens, o piso intertravado de concreto é a melhor opção disponível a projetistas, construtores, órgãos públicos em termos de custo/benefício, econômico, técnico e ambiental”, avalia o vereador.

O pavimento intertravado de concreto é um tipo de piso que pode ser considerado uma espécie de substituto do paralelepípedo. Até pela aparência similar entre ambos. Ele também é conhecido como bloquete, pavimentos drenantes ou pavers.

Como o próprio nome diz, o pavimento intertravado se trava. Tratam-se de blocos de concreto pré-fabricados que são assentados sobre uma camada de areia e travados entre si por contenção lateral e por atrito entre as peças. As juntas entre as peças são preenchidas por material de rejunte, o que permite a utilização imediata do pavimento.

Esse tipo de piso pode ser utilizado em vários lugares, sendo bem comum de ser encontrado no dia a dia. Calçadas, ruas, estradas, ciclovias, praças, parques e garagens são só alguns dos locais onde esse tipo de pavimento pode ser usado.

Detalhes

Escrito por: Claudio Franken - Assessoria de Imprensa
Categoria: Notícias
Postado: 05/11/2021
Atualização: 05/11/2021
Acessos: 331

Compartilhar

whatsapp facebook twitter
Pular para o conteúdo