Valtair acompanha ações da Prefeitura no Cemitério Municipal

Na manhã da última sexta-feira, dia 23, o vereador Valtair Andrade (Progressista) visitou o Cemitério Municipal. O objetivo foi acompanhar as ações que a Prefeitura tem desenvolvido para lidar com a superlotação e as manutenções de conservação, e buscando pensar em melhorias futuras.

Durante a visita, Valtair conversou com a nova coordenadora do Cemitério Municipal, Rosangela Terezinha dos Santos, e saiu do local com a expectativa de que a situação vai mudar para melhor, e também afirmou que estará dando apoio para este importante trabalho de revitalização e manutenção. Depois da limpeza da parte externa, os trabalhos estão concentrados na parte interna do local. Segundo o vereador, a Administração Pública está tomando uma série de medidas e estratégias para recuperar o espaço.

A coordenadora Rosângela explicou as ações e projetos que estão em prática com a sua chegada. “Quando fomos designados para cuidar do Cemitério, nos deparamos com um cenário de total abandono. Não havia manutenção e limpeza do local, sujeira e mato estavam tomando conta de túmulos, corredores e calçadas. A partir daí, estudamos algumas estratégias a serem realizadas no Cemitério e iniciamos o processo de limpeza. Já estamos com a parte externa, no entorno do Cemitério, totalmente limpa e agora a revitalização está sendo feita na área interna”, salientou a coordenadora.

Outra situação que preocupa é o vandalismo. A comunidade está assustada e preocupada, com razão. Peças de bronze foram furtadas, cruzes e adornos depredados e túmulos quebrados. “Isso é um desrespeito com as pessoas que estão ali sepultadas, com as famílias dessas pessoas e com a história da comunidade”, diz Valtair.

As necessidades evidenciadas já estão na mira do Governo Municipal, uma delas, a criação de ações e estratégias de segurança. “Pelo que presenciei, já estive aqui outras vezes, não é a primeira vez, o trabalho executado em si é muito bom”, comenta o vereador.

Na tarde desta segunda-feira, dia 26, na 25ª Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores, Valtair encaminhou a Indicação nº 153/2021 sugerindo, ao Poder Executivo, a instalação de um sistema de câmeras de monitoramento no Cemitério, com a finalidade de primeiramente inibir qualquer ação indevida e, em segundo lugar, ocorrendo a ação, permitir a identificação, apuração e, se possível, punições mais firmes. “Estes problemas aumentaram de forma significativa e é preciso implantar um sistema de monitoramento para conter as ações de vândalos”, finaliza Valtair.

Postado: 28/07/2021
Atualização: 28/07/2021