Valtair pede melhorias na iluminação e maior atenção aos alunos do Rincão do Capim

Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santos Dumont, localizada na comunidade de Morro Grande, o vereador Valtair Andrade (Pelado) ficou preocupado com o que passam alguns alunos até chegar a escola.

Em conversa com algumas professoras, Pelado soube que algumas crianças saem de casa por volta das 5h da manhã e caminham cerca de 3 quilômetros, para embarcar no ônibus de transporte escolar que passa na parada ás 6h e 20min. Estas crianças moram no Rincão do Capim e estudam no Morro Grande, logo, a distância de suas casas até a escola, chega a 8 quilômetros. Essa caminhada longa até a estra principal para entrar no ônibus não tem qualquer tipo de iluminação, e é feita no escuro da madrugada, de segunda a sexta-feira por algumas crianças da localidade, isso inclui dias de chuva, ventos e tempestades.

Valtair entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação para que esse problema possa ser resolvido, evitando os perigos que essas crianças estão correndo. “Não estamos culpando a Secretaria de Educação, pois não sabemos se a culpa é desta secretaria, do transporte escolar ou das estradas que não permitem a passagem dos ônibus, mas sabemos que é direito do aluno, não ultrapassar 2 quilômetros a pé até chegar a escola, e estas crianças não estão tendo este direito respeitado”, completa.

Buscando outras formas de sanar este problema o vereador protocolou um Pedido de Providência (nº 496/19) para que a Secretaria Municipal de Obras, Trânsito e Segurança, através do Departamento de Iluminação Pública, promova revisão de luminárias nas Localidades de Morro Grande e Rincão do Capim.  Valtair também conversou com o Diretor de Obras, Delmo Tedesco, para que ele troque as luminárias da rua onde as crianças passam para ir a Escola, para, ao menos, amenizar a situação delas, até que o problema do transporte seja totalmente resolvido.

“Meu medo é que eles desistam de frequentar a escola, pois o inverno é frio, chuvoso e gelado e elas tem que caminhar na madrugada, no escuro e nenhuma criança merece passar por isso para poder frequentar a escola”, finaliza o vereador.

Postado: 02/07/2019
Atualização: 02/07/2019