Valtair propõe ao município contratação de novos profissionais para o CAPS e AMENT

Influenciado pela repercussão dos efeitos danosos no pós-pandemia, na última segunda-feira, dia 28 de março, o vereador Progressista Valtair Andrade defendeu a contratação de psiquiatras, psicólogos, oficineiros e enfermeiros para atendimentos no município.

A Indicação nº 071/2022, protocolada e aprovada por unanimidade, na 8ª Reunião Ordinária, indica ao Poder Executivo Municipal a necessidade de se tomar medidas que objetivem a contratação destes profissionais especializados para a prestação de serviços junto ao CAPS e AMENT.

Com base em informações sobre efeitos emocionais provocados pela pandemia, seja pelo isolamento ou por mortes de entes queridos, ele acredita que o apoio psicológico e social cada vez mais é de extrema necessidade.

O vereador lembrou, ainda, que parte dos problemas são oriundos, inclusive, da dificuldade do isolamento de forma adequada durante muito tempo, em meio a problemas de natureza econômica.

O papel do CAPS é o de promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os à vida social e à convivência familiar.

Houve aumento significativo da demanda e procura por atendimentos na unidade, e em meio à pandemia esses cuidados com a saúde precisam ser redobrados, e atualmente o número de profissionais não tem suportado suprir a demanda.

Postado: 31/03/2022
Atualização: 31/03/2022