Valtair sugere a distribuição de repelente no combate à dengue para população de baixa renda

Os casos de dengue no Estado do Rio Grande do Sul e região do Litoral Norte continuam pautando as sessões ordinárias, na Câmara de Vereadores. Sugestões são apresentadas pelos vereadores, com o intuito de combater o mosquito da Dengue. Uma das medidas, nesta semana, foi a proposta do vereador Valtair Andrade, que teve a sua indicação aprovada, onde solicita o aumento da fiscalização de focos de mosquito da Dengue no município, bem como sugere a distribuição de repelentes para as pessoas consideradas de baixa renda devidamente cadastradas no CadÚnico e/ou estado de vulnerabilidade social.

O uso do repelente é indicado para evitar a picada do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti), e é uma das alternativas para prevenção por proteger as regiões do corpo expostas.

O início do ano é um período crítico no controle do mosquito Aedes aegypti devido ao clima quente e chuvoso que favorece vários pontos de água parada, local propício para a proliferação do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O cenário também é preocupante no Litoral Norte RS. Na última sexta-feira, dia 08, em menos de duas semanas dobrou o número de casos e mais de 176 são investigados.

Na terça-feira, dia 12, o Rio Grande do Sul chegou à marca de 20 mortes por dengue somente em 2024 e o governo do Estado declarou situação de emergência devido à doença.

A medida visa a prevenção, ao controle e a atenção à saúde diante do risco epidemiológico da população pela epidemia da doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos. Até hoje, 13 de março, já temos 17.726 casos confirmados da doença.

Postado: 13/03/2024
Atualização: 13/03/2024