Valtair visita a empresa Sudeste Transportes

Na tarde de ontem, dia 12, o vereador Valtair Andrade (Progressista) esteve mais uma vez visitando a empresa Sudeste Transportes. Na ocasião foi recebido pelo gerente Natal Peruzzo, Jéssica Cunha (administrativo) e Gleice Floriano (operacional). O vereador destacou que depois de tantas dificuldades enfrentadas pela cidade em relação a pandemia, inclusive mudando a forma de deslocamento das pessoas, neste cenário o transporte coletivo também vem sofrendo com a redução de passageiros e a alta do diesel, mas que é importante manter a população atendida com qualidade e segurança. Valtair acredita que, neste momento, cabe buscar e compartilhar soluções para reverter esse cenário. Foi com este espírito conciliador que o vereador esteve junto a empresa.

Em diversos momentos, Natal repetiu que o momento é difícil e que o transporte coletivo de Santo Antônio jamais trabalhou com uma frequência tão baixa de passageiros. Opinou que uma fatia da queda se explica pela inserção de outros modais no mercado, como transporte alternativos e veículos próprios. O cenário provocado pelo novo aumento do diesel preocupa também a empresa.

Entre vários assuntos colocados em pauta, surgiu a preocupação com as passagens escolares. Conforme determinação da empresa Sudeste, a partir do próximo dia 25 de maio, não será mais aceito o transporte de alunos sem a apresentação da carteira estudantil atualizada.

O transporte escolar, subsidiado pelo Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar – PEATE, regulamentado pelo Decreto nº 54.458/18, existe com a finalidade de atender estudantes do Ensino Fundamental e Médio do meio rural. Para receber o transporte escolar o estudante deve se encaixar nos critérios de residir no meio rural do município e estar matriculado na escola mais próxima. Os alunos da sede poderão se beneficiar da passagem escolar, que pode ser adquirida com 50% de desconto, diretamente nas empresas que realizam o transporte coletivo.

Para acessar o benefício, os pais e/ou estudantes devem contatar diretamente com a secretaria da escola, solicitar o link para cadastro no transporte escolar, preencher o formulário eletrônico e enviar. Logo após a confirmação via e-mail, o estudante ou responsável, devem entregar uma foto 3×4 na escola. Dentro de poucos dias, na própria escola, é entregue a carteira estudantil.

No final, Valtair Andrade se colocou à disposição da empresa Sudeste para ajudar a buscar soluções para os problemas ainda enfrentados e alternativas para melhorias no atendimento à população. Ele tem a compreensão de que existe uma crise gerada pela pandemia, mas o sistema de transporte público é essencial para a população.

Postado: 13/05/2022
Atualização: 13/05/2022