Vereador Bacana encerra mandato de Presidente da Câmara e faz balanço

Na última Reunião Ordinária de 2021 da Câmara Municipal de Santo Antônio da Patrulha, o vereador João Luis Moreira (Bacana) fez um discurso de agradecimento aos vereadores, ao seu vice Sérgio Airoldi (Canário), ao secretário inicial Ezequiel Peixoto e o atual Samuel Souza, enquanto Presidente da instituição.

Entre os pilares da gestão da atual Mesa Diretora estão a transparência, alta produtividade e diálogo. “Saio com a sensação de dever cumprido. De ter trabalhado pelo desenvolvimento da nossa cidade. Nem tudo que a gente queria, conseguimos, mas com certeza foram muitas vitórias e muitas conquistas importantes em favor do nosso povo. Fico agradecido à população por ter confiado a mim quatro mandatos”, diz Bacana.

No próximo dia 31 de dezembro, Bacana encerra seu mandato na Presidência do Legislativo e conta que sai com a sensação de dever cumprido. “Neste período como Presidente, procurei manter a Casa de Leis de acordo com os princípios que me regem, tais como honradez, dedicação, honestidade, responsabilidade, coragem e fé. Nem todas as decisões foram fáceis, nem todas as votações unânimes, porém a divergência faz parte do processo democrático”, fala.

De acordo com os dados de 2021 divulgados pelo presidente, ao todo foram realizadas 47 Reuniões Ordinárias e 03 Reuniões Extraordinárias. Tramitaram na Câmara de Vereadores 438 Projetos de Leis, muitos dos quais viraram Leis efetivamente, 303 Indicações, 1.613 Pedidos de Providências, 1.070 Requerimentos, e diversos pareceres jurídicos que versaram sobre Projetos de Leis.

“Uma das maiores produções legislativas, tudo isso com a colaboração dos nossos funcionários, aos quais ofereço minha gratidão, respeito e consideração, em meu nome, em nome da mesa diretora e de todos os vereadores”, enfatiza.

Neste ano, R$ 1.076.000,00 (Um milhão e setenta e seis mil reais) do orçamento da Câmara já foram devolvidos para a Prefeitura Municipal como adiantamento de devolução de duodécimo, dos quais R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil) a Prefeitura destinou recursos aos Bombeiros, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria da Cultura (livros das ruas), Museu Antropológico Caldas Jr(reforma), Consepro (câmeras de vigilância), e as Secretarias de Obras e Agricultura. Também houve a redução em dotações orçamentária junto ao orçamento do Poder Executivo, no valor de R$ 464.000 (quatrocentos e sessenta quatro mil) destinados ao Hospital Municipal gerido pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, beneficiando toda a população no ano de pandemia, as secretarias de Obras, Trânsito e Segurança, e mais, a Educação. “A Câmara está sempre à disposição de entidades que prestam um trabalho significativo para o nosso povo”, disse o vereador.

Mas, não para por aí. Neste mês de dezembro de 2021, a Câmara de Vereadores abriu mão do duodécimo correspondente ao mês de dezembro, no valor médio mensal de R$ 372.000,00 (trezentos e setenta e dois mil) sugerindo que fosse investido no projeto para as obras de asfaltamento da estrada que liga a Sede a localidade de Evaristo, e também indicou para aquisição do terreno junto a escola no Monjolo. Bacana ainda deixa no caixa um saldo positivo de R$ 200.000,00 (duzentos mil).

Este resultado é de uma administração idônea e responsável com o dinheiro público, fruto da coesão e empenho da Mesa Diretora, que acompanhou nesse período, colaborando com as ações e decisões da Presidência”.

Ele fecha a sua gestão com chave de ouro. De acordo com uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira e Organização de Pesquisa e Publicidade de Indústria e Comércio (EMBOPPIC), o vereador João Luís Moreira (Bacana) foi o parlamentar mais atuante do ano de 2020/2021 em Santo Antônio da Patrulha, conforme a percepção da população sobre os treze vereadores que compõem a Câmara Municipal. No mês de junho foi realizada em Santo Antônio uma pesquisa de referência e simpatia pública, sobre os melhores dos anos 2020/2021. Foram entrevistados 2,60% dos eleitores do município, dentre centro e bairros, ficando com 15% de aceitação.

Esta é a décima vez que o vereador se destaca pelo seu ritmo de trabalho. Em seu primeiro mandato foi eleito duas vezes para assumir a Presidência da Câmara, nos anos de 2010 e 2012. Bacana também foi reconhecido pelos seus pares, e neste ano de 2021 novamente assumiu a Presidência. No campo dos projetos municipais, o vereador é autor de leis que contribuíram para melhorar a rotina dos patrulhenses.

“Quero agradecer ao povo pelo reconhecimento e pela confiança. Podem contar sempre comigo, e desejo um Próspero Ano Novo”, finaliza o vereador.

Recentemente o presidente, que se despede do cargo no dia 31 de dezembro de 2021, realizou uma última obra que deixará seu nome marcado para posteridade. Foi do Bacana a iniciativa de realizar a colocação de pedras de basalto ferrugem, extraídas da região do Cantagalo, 5º Distrito de Santo Antônio da Patrulha e única no Mundo, na recepção da Casa Legislativa.

Postado: 28/12/2021
Atualização: 28/12/2021