Vereador Gabriel celebra conquista do Centro TEAcolhe

O vereador Gabriel Diedrich, um dos grandes entusiastas e trabalhadores da causa do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Santo Antônio da Patrulha, sendo sócio-fundador da Associação dos Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo de SAP – Patrulha Azul, manifestou gratidão e contentamento com a mais recente conquista de Santo Antônio da Patrulha, contemplado através da APAE com um dos 51 Centros de Atendimento em Saúde (CAS) do Estado credenciados para atender as necessidades específicas de pessoas com Autismo.

Gabriel fez uso da tribuna da Câmara na reunião ordinária realizada no dia 9 de fevereiro, quando contextualizou o início dessa conquista, fruto de um pedido seu aprovado pela unanimidade dos vereadores ainda no primeiro ano de seu mandato, através do requerimento nº 248 datado de 12 de abril de 2021, endereçado à secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, no qual colocava o Município à disposição para sediar um centro regional de referência do Programa TEAcolhe lançado àquela época.

O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, em solenidade realizada na última segunda (5), no Palácio Piratini, ocasião em que foram assinados os termos de ampliação do Programa TEAcolhe, no qual está inclusa a APAE de Santo Antônio da Patrulha. A partir de agora, a APAE, que já atende pessoas com Autismo do Município poderá ampliar sua capacidade de atendimento, estando habilitada a realizar 1.200 atendimentos por mês, para aproximadamente 150 pacientes de toda a região.

O vereador Gabriel Diedrich fez questão de registrar, através do requerimento nº 040/2024, aprovado por unanimidade na reunião de 5 de fevereiro, agradecimentos ao governador do Estado, Eduardo Leite, e à secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, com quem conversou diretamente por telefone, por atenderem um pedido do Município que possui uma demanda bastante expressiva de diagnósticos de TEA. “Agradeço muito ao Governo do Estado e da mesma forma aos meus colegas vereadores que aprovaram esse requerimento lá em 2021, permitindo que agora fossemos enxergados num universo de 51 municípios contemplados”, afirmou o parlamentar.

Programa TEAcolhe

O TEAcolhe foi lançado pela Secretaria Estadual da Saúde em 2021 como uma retaguarda assistencial e de suporte técnico-pedagógico às equipes dos municípios por meio dos centros macrorregionais de referência. Os centros regionais, por sua vez, são destinados ao atendimento dos casos severos, graves e refratários da região, definidos por protocolo previamente estabelecido.

Os CAS são serviços regionais especializados que acompanham pessoas com autismo em todo o seu ciclo de vida, e devem contar com, pelo menos, seis profissionais com formação em TEA e capacidade de efetuar, no mínimo, 1.200 atendimentos mensais.

Postado: 14/02/2024
Atualização: 14/02/2024