Vereador Gabriel cobra ampliação de monitores para alunos com necessidades especiais nas escolas estaduais

Apesar dos alertas e pedidos das famílias, faltam monitores para os alunos com necessidade específica nas escolas estaduais de Santo Antônio da Patrulha. Os monitores ajudam os alunos com deficiência durante todo o período na escola, indo do aprendizado até o cuidado durante os recreios. Por lei, os estudantes com necessidade específica têm direito ao acompanhamento profissional.

Na última reunião ordinária da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (3), o vereador Gabriel Diedrich manifestou preocupação com a falta de monitores que auxiliem o aprendizado de estudantes com deficiências de vários níveis de ensino nas escolas estaduais no município. O parlamentar apresentou requerimento à 11ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Osório, pedindo ampliação com a nomeação ou contratação de mais profissionais monitores, bem como das salas de recursos.

Conforme Diedrich, a falta de monitores ameaça o aprendizado de alunos com deficiência e está em desacordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Esperamos melhorias na gestão de pessoal, uma remodelagem para atender esse público, com vistas à disponibilização em número suficiente de monitores e assistentes em salas de aula que possuam crianças e estudantes com deficiência”, afirmou o vereador Gabriel.

Postado: 10/04/2023
Atualização: 10/04/2023