Vereador Gabriel conclama luta por partos em Santo Antônio

O fechamento do Centro Obstétrico e Serviço de Obstetrícia no Hospital de Tramandaí, referência para 75 mil pessoas no Litoral Norte, inclusive para Santo Antônio da Patrulha, diante da paralisação dos médicos em busca de melhores condições de trabalho e pagamento de valores devidos pela instituição aos profissionais, reacendeu a busca pela retomada dos partos no hospital patrulhense.

Na segunda-feira, dia 1º, mesmo dia do início da suspensão dos atendimentos em Tramandaí, o vereador Gabriel Diedrich apresentou o Requerimento nº 288/2024, referendado por todos os colegas, no qual solicitam à Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, o estudo e análise da implementação de medidas para transformar o Hospital Municipal de Santo Antônio da Patrulha (HSAP) em referência em obstetrícia, a fim de que possa oferecer atendimento tanto em casos de baixa complexidade ou até mesmo de alto risco, uma vez que nossa referência para esses casos era Tramandaí, e agora se concentrou tudo no Hospital de Osório.

O Hospital Municipal de Santo Antônio da Patrulha (HSAP), cuja administração está a cargo da Associação Vila Nova, já atua como referência em atendimento de Oftalmologia, Psiquiatria e Vascular para a região Litoral Norte, havendo espaço físico e interesse por parte da Secretaria Municipal de Saúde de ampliação das referências.

É importante que a Secretaria Estadual de Saúde analise cuidadosamente o requerimento e trabalhe em conjunto com as autoridades locais e os gestores do hospital para implementar as medidas necessárias que garantam a oferta de serviços obstétricos de alta qualidade na região, com a possibilidade do restabelecimento de um desejo antigo da comunidade, de termos nascimentos aqui em nossa cidade.

“Falamos muito sobre a importância de voltarmos a ter partos em nosso hospital com nascimento e registro de patrulhenses, mas para que isso possa acontecer é preciso que tenhamos as condições. E vejo nessa triste situação da obstetrícia em Tramandaí uma oportunidade para que reacendamos essa luta de Santo Antônio da Patrulha perante as autoridades em saúde do Estado e da União. Para isso precisamos reunir forças e trabalhar unidos em prol do mesmo objetivo”, afirmou o vereador Gabriel Diedrich.

A saúde materna é uma prioridade que não pode ser negligenciada, e a transformação do Hospital de Santo Antônio da Patrulha em uma referência em obstetrícia pode ser um passo significativo na melhoria do acesso e da qualidade dos cuidados obstétricos para a população local.

Postado: 03/04/2024
Atualização: 03/04/2024