Vereador Gabriel destaca a importância do papel da escola no combate ao racismo

O vereador Gabriel Diedrich apresentou para discussão na Câmara um tema de extrema importância: o combate ao racismo. “Nossa sociedade não pode tolerar atitudes racistas, e é fundamental que nos posicionemos de forma veemente contra esses comportamentos deploráveis”, afirmou o parlamentar na tribuna da Câmara na reunião do dia 22 de maio.

O mais recente episódio envolvendo o talentoso jogador de futebol Vini Jr. durante uma partida entre Real Madrid e Valencia na Espanha ainda causa repercussão mundial, até por ser um preconceito recorrente em relação ao atleta, e é inaceitável que em pleno século XXI pessoas ainda sejam vítimas de discriminação com base na cor da pele.

Impactado pelo caso e trazendo à nossa realidade, que infelizmente também apresenta casos de racismo em nosso País, Estado e Município, o vereador Gabriel Diedrich apresentou a Indicação nº 189/2023 na qual destaca a importância e o papel da escola no combate ao preconceito e discriminação racial. “Devemos conscientizar a todos sobre a gravidade do racismo. A educação é a chave para a transformação. É nosso dever falar sobre o tema, compartilhar conhecimento e promover debates saudáveis em nossas escolas e comunidades”.

Gabriel defende que a educação sobre igualdade racial deve começar desde a infância. “Vamos ensinar nossas crianças sobre diversidade, empatia e inclusão, para que cresçam em um mundo onde o respeito às diferenças seja a norma. Esse é o caminho”, sustenta.

A proposta sugere que a administração municipal, através da Secretaria de Educação, implemente incentivos e diretrizes para que as escolas trabalhem de maneira mais ampla e aprofundada sobre a situação do racismo, desenvolvendo atividades, projetos e programas educativos que abordem o tema de forma transversal em todas as disciplinas e níveis de ensino. Essas ações podem incluir palestras, workshops, rodas de conversa, parcerias com instituições e organizações que trabalhem com questões raciais, e o estímulo à participação dos estudantes em eventos culturais e educativos que valorizem a diversidade étnico-racial. Além disso, é fundamental promover a formação contínua dos professores, fornecendo recursos e capacitando-os para abordar o tema de forma adequada, sensível e inclusiva em suas práticas pedagógicas.

“O racismo não tem lugar em nossa cidade, em nosso país, em nosso mundo. Juntos, podemos ser agentes de mudança! Sonhamos com uma sociedade onde todos sejam tratados com respeito e igualdade, independentemente de sua cor de pele. É hora de construir pontes e derrubar barreiras, juntos e lado a lado. Apoie campanhas de conscientização e esteja ativamente envolvido em ações que promovam a igualdade racial em nossa cidade. Cada pequena ação conta! É essa mensagem que quero passar à nossa sociedade”, sintetiza o vereador Gabriel Diedrich, que também lançou uma campanha de conscientização.

Postado: 25/05/2023
Atualização: 24/05/2023