Vereador Gabriel está atento aos casos de dengue no município

Todos os municípios do Estado RS estão em alerta para os casos de Dengue, Chikungunya e Zika vírus, e na região de Santo Antônio da Patrulha não é diferente. O mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, procria em água parada, o que exige ações imediatas para evitar a proliferação do inseto.

Por isso, o assunto foi levantado pelo vereador Gabriel Diedrich na sessão de segunda-feira, dia 04. A Indicação nº 038/2024 sugere, ao Poder Executivo, estudo de viabilidade para a realização de dedetização de bocas de lobos, bueiros, dutos, fontes, cemitérios e sumidouros no perímetro urbano do município de Santo Antônio da Patrulha. A indicação teve o apoio de todos os vereadores.

A proposta do vereador é uma medida preventiva importante para combater a proliferação do mosquito transmissor, em particular o Aedes aegypti, que é vetor de diversas doenças graves. É necessário que a população esteja vigilante nos 365 dias do ano, e os métodos para evitar o nascimento do mosquito são conhecidos pela população e precisam ser reforçados constantemente, mas neste momento é preciso que o poder público atue de forma ainda mais enérgica.

O vereador Gabriel Diedrich está preocupado com o cenário que pode tomar força a exemplo de outros municípios da região caso não haja uma sensibilização e colaboração de toda a sociedade, mas também pede através desse requerimento que a Prefeitura mapeie os locais onde os casos estão sendo diagnosticados e promova uma ação de pulverização com inseticida, a fim de eliminar os potenciais focos.

A Dengue, a febre Chikungunya e o vírus Zika representam sérios riscos à saúde pública e podem causar epidemias se não forem controlados adequadamente. A dedetização desses locais potenciais de reprodução de mosquitos é uma estratégia eficaz para interromper o ciclo de vida desses insetos e reduzir a incidência de doenças transmitidas por eles.

Sintomas da dengue

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. A orientação é para que a população procure a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

Medidas de prevenção precisam de auxílio da população

A mobilização de toda a nossa comunidade é fundamental para impedir a proliferação do Aedes aegypti. Neste sentido, pedimos o auxílio da população para realizar uma vistoria em suas casas e eliminar possíveis focos do mosquito. São medidas bem simples, mas que ajudam na prevenção das doenças. Confira:

– Tampe os tonéis e caixa d’água;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela. Coloque água sanitária nos ralos e em locais onde não seja possível alcançar para esvaziar;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Elimine ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;

– Semanalmente renove a água das bromélias com jato da mangueira ou com balde de água bem cheio.

Postado: 07/03/2024
Atualização: 09/03/2024